“Fraternidade depende de tomada de consciência sobre nossos laços comuns”, afirma filósofa Lúcia Helena Galvão

Professora Lúcia Helena Galvão

A fraternidade como caminho para unidade a partir de uma mudança de postura pessoal diante das circunstâncias da vida é a proposta da Nova Acrópole para uma sociedade mais humana, capaz de superar crises. Este foi o tema de abertura da programação de palestras que marcam as comemorações do Dia Mundial da Filosofia, data instituída pela Unesco, e celebrada pela Organização Internacional Nova Acrópole em todo o mundo. 

Durante o primeiro dia de atividades, a filósofa Lúcia Helena Galvão lembrou que na raiz da palavra fraternidade está contida a mensagem que ela carrega: frater = irmãos, e que a tomada de consciência dessa unidade que nos conecta como irmãos começa por uma questão de posicionamento mental diante da vida.

“Se somos irmãos, é porque temos uma fonte em comum que pode ser desde a mesma família, uma mesma comunidade, uma cidade, um país. Para termos esse sentimento, o primeiro ponto é termos consciência dessa fonte comum, que em geral não temos. O segundo ponto é que quando reconhecemos alguém como irmão, temos mais paciência, mais tolerância, porque não se pode desistir daquele que é um irmão”, afirmou.

dia mundial da filosofia 2
dia mundial da filosofia

Para viabilizar isso, a proposta é adotar pequenas práticas diárias como hábitos tais quais escolher um dia para viver de forma ideal, fazendo as mesmas coisas com uma postura mental diferente, construindo laços e polindo arestas que te impedem de praticar essa virtude.

“Estudiosos dizem que se num período de 3 a 4 meses você realiza algo todos os dias, você tem a propensão a incorporá-lo como hábito. No campo das ideias concordamos, talvez esse seja o movimento necessário: romper a inércia de um comportamento anterior”.

A programação iniciou nesta terça-feira, 16.11, com 14 mil espectadores, e segue até sábado, 20 de novembro, no canal de Nova Acrópole Brasil no Youtube. A plataforma conta com 850 mil inscritos e mais de 83 milhões de visualizações e vem se consolidando como uma fonte de referência na disseminação de conteúdo filosófico na Internet. 

Confira a palestra na íntegra aqui: FRATERNIDADE: Sobre como forjar laços e quebrar barreiras – Lúcia Helena Galvão da Nova Acrópole. – YouTube

dia mundial da filosofia
dia mundial da filosofia

Fonte: assessoria

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui