Inovação: fotógrafo cuiabano Fred Gustavos lança site-galeria e promove circuito de conversas online

O projeto ‘Cuiabanato - Retratos de artesãos’ será lançado na segunda-feira (14), com um circuito de conversas online até o dia 20

Fred Gustavos 1_crédito foto_Manoel Vieira (Personalizado)

Destaque no meio artístico, tanto no segmento visual, quanto na divulgação e cobertura de diversos projetos, o fotógrafo Fred Gustavos mergulha no registro da cultura popular em seu novo trabalho ‘Cuiabanato – Retratos de artesãos’, que busca lançar luz às expressões da identidade cuiabana.

Nesta segunda-feira (14), ele lança um site-galeria dedicado à exposição de mais de 300 obras, que resultam de ensaios com artesãos que vivem e produzem na capital mato-grossense. O projeto foi contemplado pelo Fundo 2019 da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.

Divulgação

Impedido de ir a campo durante a pandemia da covid-19, Fred Gustavos decidiu trabalhar um amplo acervo fotográfico que começou a ser construído através de uma parceria com o Sesc Mato Grosso, em 2019. Do processo de documentação intimista dos artesãos, ele elencou dez representantes de segmentos que constituem o patrimônio cultural de Cuiabá: viola de cocho, cerâmica, culinária, artefatos de reciclagens.

Cuiabanato

Fred Gustavos já vinha documentando perfis mato-grossenses que atuam em diferentes linguagens, como a música e as artes cênicas. Em ‘Cuiabanato’, o retrato, um de seus estilos característicos, também ganha destaque no registro de trabalhadores das artes manuais.

“Uma das características emocionantes do retrato é encontrar a semelhança dos homens e tudo o que descreve seu meio. É a fotografia conseguindo revelar um universo todo por traz dessas pessoas: o estilo de vida dela, as ferramentas, o saber fazer, as tradições, o próprio ateliê, que constitui toda uma mística”, destaca Fred.

Para o fotógrafo, a beleza do novo trabalho está justamente na potência do encontro entre as artes do artesanato e da fotografia. “Enquanto eles são artesãos com as mãos, a câmera é meu artifício de artesania, a minha ferramenta de lapidar e desenhar uma documentação mais sensível”, explica o fotógrafo.

Ozir Moraes na cerâmica - Foto Fred Gustavos
Ozir Moraes na cerâmica – Foto Fred Gustavos

“Uma das coisas que mais me tocou nesse trabalho foi adentrar esses universos criativos e foi bem possível porque todos eles foram muito generosos. Então a gente acaba que entrando em sintonia, sendo fisgado pela singeleza que eles têm de transformar um barro, um tecido, um caju em um doce super refinado”, diz Fred, parafraseando a conterrânea Tetê Espíndola, “Mato é Grosso, mas a coisa é fina”.

Ceramista Osmar Virgilio  - Foto Fred Gustavos
Ceramista Osmar Virgilio – Foto Fred Gustavos

“Mais do que nunca, vemos o quanto é necessário e possível reinventar tais instituições, criar novos modos que façam chegar a todos, em todos os lugares, a visibilidade/audibilidade daquilo que é nosso bem comum”, explica, em texto de apresentação do projeto.

Encontros virtuais

Para apresentar ao público seu novo trabalho, o artista preparou um ‘Circuito de conversas’, com especialistas convidados, sobre assuntos que perpassam a prática do artesanato e suas contribuições para a construção da identidade cultural. 

O Ciclo de Debate, que integra o lançamento de ‘Cuiabanato – Retratos de artesãos’, ocorre entre os dias 14 e 20 de setembro, em transmissões ao vivo no Facebook e Youtube do fotógrafo. Os encontros serão mediados pela multiartista e Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea Thereza Helena.

Serão seis encontros online, transmitidos ao vivo até o dia 20 de setembro pelo Facebook e Youtube do artista. Os temas dialogam com os estudos culturais e saberes populares com diversas áreas do conhecimento, como a filosofia e a psicologia.

Confira a programação completa

DIA 14/SEGUNDA – 19H30
Lançamento e conversa com o fotógrafo Fred Gustavos – Cuiabanato, fotografia e afetos;

DIA 15/09 (TERÇA), 19H30
Morgana Moura – O fazer artístico e a recriação de si. Onde a psicologia encontra a arte?

DIA 16/09 (QUARTA), 19H30
Mari Gemma De La Cruz – Artesanias fotográficas.

DIA 17/09 (QUINTA), 19h30
Ludmila Brandão – O artesanato e seu lugar na arte.

DIA 19/09 (SÁBADO),19h30
Maurília Valderez – O que o artesanato dá a pensar? A vida como obra de arte;

DIA 20/DOMINGO – 17h30
Nice Aretê – Vida e obra: Um chamado à arte da cerâmica

Fred Gustavos

Fred Gustavos é artista visual e fotógrafo, nascido em Cuiabá (MT), em 1987. Há pouco mais de três anos se dedicando exclusivamente à fotografia, além dos projetos autorais, ele desenvolve trabalhos de divulgação e cobertura de projetos culturais, especialmente na área das artes cênicas.

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), deparou-se com a fotografia como demanda, trabalhando no ramo de Arquitetura e Decoração. Ademais, já se identificava com as artes plásticas; pintava com nanquim e buscou na fotografia “outra forma de desenhar”.

Fred Gustavos – divulgação

Sua grande descoberta foi o gênero autorretrato, conduzido pela fotógrafa Jacqueline Hoofendy (RJ). No currículo, exposições coletivas no circuito nacional e internacional Festival Internacional Paraty em Foco, Festival Internacional La Boca Erótica em Madrid no Circulo de Bellas Artes da Espanha. 

Já foi convidado a cobertura e mostra de sua fotografia cênica no NTL Festival do Odin Theatret em Holstebro na Dinamarca, Festival Foto em Pauta de Tiradentes, Foto Sururu em Maceió, Museu de Imagem e Som de São Paulo (MIS/SP), Museu de Arte e Cultura Popular (MACP/UFMT), Galeria Artô, Sesc Mato Grosso e já recebeu menções honrosas no concurso Maratona Fotográfica.

Serviço

‘Cuiabanato – Ensaios de artesãos’

Lançamento: Segunda-feira (14), às 19h30
Site-galeria: www.cuiabanato.com.br
Circuito de conversas: 14 a 20 de setembro
Facebook: www.facebook.com/fredgustavos
Instagram: www.instagram.com/fredgustavos
Youtube:https://www.youtube.com/channel/UC3QQQ-HoYS1eDPOehSkCQ-g

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui