Vai voltar pro escritório? Veja como se proteger no trabalho pós-pandemia

Aos poucos, a vida vai voltando ao normal. Mas é preciso tomar alguns cuidados pós-pandemia no trabalho, confira

pandemia trabalho

Em várias cidades do país, as empresas estão, aos poucos, retomando as atividades presenciais. Assim, milhares de profissionais que haviam aderido ao home office ou até mesmo estavam com os contratos de trabalho suspensos temporariamente devem voltar aos escritórios. Mas será que isso é seguro? Como se proteger no trabalho pós-pandemia?

Os cuidados para quem vai voltar ao trabalho presencial devem ser redobrados. Confira algumas dicas para ter mais segurança contra a Covid-19 quando retornar ao escritório:

Trabalhe de máscara

Como voltar para o escritório de forma segura

As máscaras de proteção facial são um consenso para a comunidade científica e reduzem drasticamente os riscos de contágio pelo coronavírus. Portanto, não se arrisque e, quando for sair de casa, use máscara o tempo todo.

Preste atenção ao modelo que você usa e respeite o tempo estimado de vida útil do material. Evite ficar manuseando a máscara e, em hipótese alguma, compartilhe-a com outra pessoa.

Durante o expediente, procure ficar de máscara na maior parte do tempo. Acredite: seu uso é hábito, aos poucos, ela não incomodará tanto.

Pode matar a saudade, mas de longe

A vida social no ambiente de trabalho faz falta para muita gente. Ao rever os colegas, você pode matar a saudade, mas sem beijos, abraços ou apertos de mão.

Enquanto não houver uma forma de garantir a imunidade contra o coronavírus, por meio de uma vacina, por exemplo, esse tipo de contato vai precisar esperar.

Luvas são para profissionais da saúde

Apesar da aparente proteção extra, as luvas não são eficazes ou sequer uma forma de como se proteger no trabalho. Elas podem ser infectadas tão facilmente quanto as mãos sem proteção e é muito mais difícil higienizá-las.

Assim, seu uso deve ser mantido por profissionais de saúde e outros trabalhadores que já as utilizam regularmente, como quem manuseia alimentos.

Atualize a sua rotina de trabalho

Ainda que você retome as atividades presenciais, a rotina não será a mesma. Assim como se proteger no trabalho é importante, proteger os colegas também é. De fato, os cuidados contra o coronavírus dependem de ações individuais e coletivas.

Logo, se possível, mantenha reuniões por videoconferência, evite aglomeração na hora do cafezinho, por exemplo, e mantenha os hábitos de higiene constantes, lavando as mãos regularmente e limpando o seu ambiente de trabalho sempre que possível.

Fonte: Sodexo

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui