Online: Sebrae MT realiza série de webinars gratuitos sobre o mercado de games

Entre os dias 10 a 14 de agosto, a partir das 19h, grandes profissionais do mercado falarão sobre os desafios e oportunidades na indústria de games, cada dia com uma temática diferente

webinar games capa

Já se foi o tempo em que os jogos digitais eram mero entretenimento, atualmente o Brasil é o 4º lugar em consumo de jogos digitais no mundo e movimenta cerca de US$ 1,5 bilhão ao ano. Para debater este mercado o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) realizará uma série de webinars gratuitos intitulado “Game é negócio. As oportunidades na indústria de games”. Entre os dias 10 a 14 de agosto, a partir das 19h, grandes profissionais do mercado falarão sobre os desafios e oportunidades na indústria de games, cada dia com uma temática diferente.

Segundo a gestora de economia criativa do Sebrae MT, Paula Bruehumueller, devido ao grande potencial do setor, o Sebrae MT quer realizar ações para desenvolver, fomentar e fortalecer o mercado de jogos no Estado. Dados do II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais realizados pela Associação Brasileira de Games (Abragames), em 2018, apontam que no Brasil, a indústria é composta em sua imensa maioria por pequenas e médias empresas. Das 375 empresas do ramo no país, cerca de 96,8% têm faturamento abaixo de R$ 3,6 milhões.

“Esta é a primeira das iniciativas que vamos realizar com o setor, queremos fazer outras atividades de capacitação e estímulo ao empreendedorismo visando a criação de novos estúdios também. Fizemos um breve levantamento e identificamos que existem profissionais que atuam de forma independente e informal, desenvolvedores com grande potencial criativo e empreendedores que carecem de estímulo. Por isso preparamos cinco dias de bate papos instrutivos e descontraídos com grandes profissionais do mercado, que irão abordar temas como: o panorama da indústria, tecnologia, programação, arte, áudio, música e game design”, afirma.

webinar game e negocio (Personalizado)
Divulgação

PROFISSIONAIS RENOMADOS

Na abertura da série de webinars, no dia 10 de agosto, o diretor de negócios da Playbor, João Guilherme Paiva e o produtor e fundador da Dumativa Creative Studio, Rafael Bastos abordarão o tema: “panorama geral da Indústria de games”.

Já no 11 de agosto, o tema será “Tecnologia e Programação” com o CEO da Playbor, Marcelo Freitas e o sócio fundador na Plug & Boom, Gabriel Coutinho. No dia seguinte, 12 de agosto, o tema “arte” será debatido pelo diretor de criatividade na Playbor, Gustavo Horta e da CEO da BitCake, Camilla Slotfeldt.

No dia 13 o tema do webinar será “áudio e música”, com o CEO da Playbor, Marcelo Freitas e o Fundador na Andromeda Sound, Antonio Teoli. Para finalizar a série, no dia 14 de agosto o gerente de programas na Playbor e game designer senior na Hermit Crab Studios, Marcelo Faria e o desenvolvedor na Long Hat House, João Brant debaterão “game design”.

Peças---Webinar-Sebrae-Games---0008 (Personalizado)
Divulgação

Para o diretor de negócios da Playbor, João Guilherme Paiva, a iniciativa do Sebrae MT é muito positiva para o setor. “Acho fantástica essa ação do Sebrae MT, inclusive a participação da entidade é fundamental. Estados que tiveram parceria com o Sebrae conseguiram crescer no mercado de games”, relata.

Paiva destacada ainda que muitos profissionais de área próximas, que tem interesse em ingressar no mercado de games, já possuem grande parte do conhecimento necessário para iniciar um estúdio. “Por exemplo, quem se formou em programação ou ciência da informática, já tem um entendimento avançando da área, com uma pequena adaptação e estudo é possível adentrar no mercado de jogos. Essa abertura impulsiona o mercado, pois com pouco tempo ele pode se desenvolver rápido, basta haver o interesse. E nós sabemos que existe o interesse, tanto que o Brasil está em quarto lugar no consumo de jogos digitais”, destaca.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link bit.ly/gamenegocio. O público alvo do webinar são: estudantes, profissionais, empreendedores individuais, microempreendedores e empresas de pequeno porte ligadas ao ecossistema de jogos digitais, produtoras de audiovisual, estúdios de animação, realidade virtual, mista e aumentada, programadores, designers e músicos.

PROGRAMAÇÃO

10/08/20 – Panorama Geral da Indústria de Games
Mediador: João Guilherme Paiva (Playbor)
Convidado: Rafael Bastos (Dumativa)

11/08/20 – Tecnologia / Programação
Mediador: Marcelo Freitas (Playbor)
Convidado: Gabriel Coutinho (Plug & Boom)

12/08/20 – Arte
Mediador: Gustavo Horta (Playbor)
Convidado: Camilla Slotfeldt (Bitcake)

13/08/20 – Áudio/Música
Mediador: Marcelo Freitas (Playbor)
Convidado: Antonio Teoli (Andromeda Sound)

14/08/20 – Game Design
Mediador: Marcelo Faria (Playbor)
Convidado: João Brant (Long Hat House)

Peças---Webinar-Sebrae-Games---01 (Personalizado)
Divulgação

SERVIÇO

O que: série de webinars “Game é negócio. As oportunidades na indústria de games”.
Quando: 10 a 14 de agosto
Horário: a partir das 19h
Onde: online
Inscrições: gratuitas pelo link: bit.ly/gamenegocio

Fonte: assessoria

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui