10 dicas para melhorar a qualidade do seu sono

SONO

Com o isolamento social e home office, muitas pessoas estão com dificuldades para se adaptar à nova rotina. Mas para manter o ritmo de trabalho em casa, é fundamental dormir bem!

Para melhorar a qualidade do sono, a digital influencer de Cuiabá, Débora Calix, separou 10 dicas de bem-estar que vão te ajudar a dormir melhor e, consequentemente, ter um dia de trabalho mais produtivo.

Confira:

1- Tenha um horário regular para dormir

Para uma boa noite de sono é recomendado dormir em média 8 horas. Mas você pode testar e descobrir a quantidade ideal que lhe faz bem. À noite, vale colocar alarme no celular, avisando que a hora de dormir está chegando e, de manhã, deixar o despertador longe de cama pra levantar assim que ouvir tocar.

2- Desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos

Cerca de 30 minutos antes de ir para a cama é aconselhável desligar os aparelhos eletrônicos, pois eles costumam deixar as pessoas agitadas e prejudicam o sono. Para algumas pessoas, músicas relaxantes induzem ao sono mais rapidamente.

3- Leia antes de dormir

 A leitura, desde que seja com livros calmos, ajuda no processo do sono, evite livros ou revistas que podem deixá-lo ansiosos.

4- Mantenha o ambiente escuro

Um bom ambiente escuro, com apenas um abajur ligado pode favorecer o sono. O importante é manter o quarto confortável.

5- Use óleos essenciais ou velas aromáticas

O uso de óleos essenciais é uma opção natural para quem tem dificuldade para dormir, principalmente a lavanda, que tem efeito relaxante e calmante. O capim limão ajuda o cérebro receber mais oxigênio, promovendo a sensação de bem-estar e de relaxamento. Você pode pingar algumas gotas no travesseiro, no pijama, além de usar no difusor elétrico ou ultrassônico. As velas aromáticas também ajudam garantir um ambiente mais aconchegante e tranquilo.

6- Cochile após o almoço

Um bom cochilo, de 10 a 30 minutos logo após o almoço, ajuda relaxar sem prejudicar o sono noturno. Dá energia e melhora também a concentração nas demais atividades diárias.

7- Pratique exercício físicos

A prática diária de 30 minutos de exercícios ajuda o corpo gastar mais energia, aumentando a necessidade de descanso ao longo do dia.

8-Evite bebidas estimulantes antes de dormir

Evitar a ingestão de bebidas estimulantes, como café, chá preto, chá verde e alguns refrigerantes antes de dormir, pois tendem a deixar as pessoas mais despertas e com dificuldade de pegar no sono.

9- Beba chá antes de dormir

Alguns tipos de chás são indicados para tomar antes de dormir, além de ser um hábito saudável ajuda a ter noites de sono melhores. Capim-limão, camomila, lavanda são os mais indicados.

10- Mantenha o silêncio

Evite ambientes barulhentos, em último caso use protetor de ouvidos, aqueles usados na piscina. Um quarto e roupas confortáveis ajudam nesse processo. Um bom travesseiro pode ajudar a reduzir as tensões nas costas e no pescoço, acumuladas durante o dia.

Agora, é só ver quais dicas você mais se identificou e colocar em prática. Bom sono!

Fonte: Débora Calix e Andreia Cruz, com informações do site Tua Saúde.

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