Cuiabá tem 66 praças, dividas em 14 bairros, apenas no perímetro da Avenida Miguel Sutil, segundo informações da Prefeitura da Cuiabá. São espaços que abrigam sonhos, esperanças, lembranças e que são marcos da história da Capital. A primeira praça da cidade tem 136 anos, a Alencastro, e durante muitos anos foi o centro da vida social em Cuiabá, onde as famílias tradicionais se encontravam, iam à igreja e participavam de eventos sociais. E o Guru da Cidade preparou uma lista com histórias e curiosidades de praças que você não pode deixar de conhecer. Confira!
1 – Praça da Mandioca
A praça em si é pequena, mas traz muitos significados. O nome real é Praça Dona Bem Bem, mas antes disso já foi Conde Azambuja – que hoje nomeia uma praça no Jardim Araçá. Em 1991 a Prefeitura decidiu homenagear Constança Figueiredo Palma, mais conhecida como Dona Bem Bem, mãe do ex-prefeito da Capital, Rodrigues Palma. Esquecida durante muitos anos e conhecida como lugar perigoso, nos últimos anos teve a reputação revitalizada com a instalação de bares e pubs, que trouxeram a população de volta à região.
Serviço:
Rua Pedro Celestino, s/n, Centro Norte, Cuiabá.

2 – Praça das Bandeiras
Uma das praças mais novas de Cuiabá, a Praça das Bandeiras foi construída em 2005 em homenagem aos 115 anos do símbolo oficial mato-grossense mais antigo, a bandeira. São 14,7 mil metros quadrados, com 38 mastros que se revezam a cada 30 dias, simbolizando diferentes momentos da história do estado. Projetada pelo arquiteto Ademar Poppi, tem passeio público e espelho d’água com cascata de cinco metros de altura.
Serviço:
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4115, Centro Político Administrativo, Cuiabá.

3 – Praça Alencastro
Inaugurada em 1882, a praça foi conhecida durante as primeiras décadas como Jardim Público, por ser o local onde as famílias se reuniam para conversar no final da tarde. O nome oficial da Praça, Coronel José Maria de Alencastro, é uma homenagem ao presidente da Província de Mato Grosso na época. Construída no coração da cidade, a praça foi revitalizada e entregue à população no ano passado e recebeu pisos antiderrapantes e rampas de acessibilidade.
Serviço:
Praça Alencastro, nº 158, Centro, Cuiabá.

4 – Praça Bispo Bom José
Antigo Largo da Conceição, a Praça Bispo Dom José surgiu a partir de um chafariz instalado para abastecer de água a população cuiabana. O homenageado que deu o nome à praça, foi Dom José Antônio dos Reis, primeiro bispo de Cuiabá, que durante durante a “Rusga” em 1834 saiu às ruas de crucifixo na mão tentando acalmar os ânimos da população contra os portugueses. Muitos anos depois, a praça abrigaria o terminal de transporte urbano, que foi desativado em 2005, quando o local voltou a ser uma praça.
Serviço:
Avenida Tenente Coronel Duarte, s/n, Centro, Cuiabá.

5 – Praça Rachid Jaudy
No início do século 20, Cuiabá era abastecida por poos e em pleno centro da cidade existia um muito famoso, conhecido como “Cacimba do Soldado”, porque era onde os soldados do Exército paravam para se refrescar e beber água. Inicialmente chamada de praça Santa Rita, a praça mudou de nome em 1973 para homeagear o comerciante José Rachid Jaudy, que morava na região. Com a revitalização do local, que re

cebeu uma viola de cocho de concreto gigante, o local passou a ser ponto de referência para os turistas.
Serviço:
Avenida Isaac Póvoas, s/n, Centro Norte, Cuiabá.
