Faça você mesmo: 10 gambiarras para te ajudar a arrumar a casa

faca-voce-mesmo-medium

Por Thalyta Amaral

Cuidar de uma casa é uma das tarefas da vida adulta que não são fáceis. São várias atividades para fazer, muito para arrumar e pouco tempo para executar, além do cansaço com o trabalho. Se você é daquelas pessoas que gosta de facilitar o trabalho, o Guru da Cidade te dá 10 dicas para te ajudar com a casa de forma rápida e fácil.

1) Usar post-it na furadeira

Usar post-it na furadeira - O Sagaz
Usar post-it na furadeira – O Sagaz

Precisou pendurar um quadro, colocar uma prateleira ou instalar algum móvel e vai utilizar a furadeira? Para facilitar a limpeza depois, basta colar um post-it dobrado próximo ao lugar do furo para reunir em um só lugar aquela poeirinha que sai da parede.

2) Use grampos de escritório para organizar cabos

Use grampos de escritório para organizar cabos - Casa Abril
Use grampos de escritório para organizar cabos – Casa Abril

Se a sua mesa de trabalho vive cheia de cabos embolados, uma boa dica é usar grampos de escritório para prender e organizar os fios. Além de ser mais seguro, evita ligar o cabo errado e causar estragos.

3) Passar roupa sem ferro

Se o seu ferro de passar estragou bem no dia em que você precisa usar uma roupa social, dá para quebrar o galho usando uma panela de alumínio com água aquecida no fogão para desamassar a sua peça. Se for apenas um colarinho ou manga, improvise utilizando uma chapinha.

4) Limpar liquidificador

Limpar liquidificador - R7
Limpar liquidificador – R7

Você bateu algum ingrediente com sabor forte ou algum resto de alimento grudou no copo do liquidificador? Uma boa maneira de facilitar a limpeza é colocar água morna com um pouco de detergente e bater por alguns segundos. Depois é só enxaguar e utilizar normalmente.

5) Limpar cacos de vidro facilmente

Quando quebra alguma peça de vidro é difícil limpar os pequenos estilhaços. Para evitar acidentes, junte bem os cacos com a vassoura, tire os pedaços grandes e depois pressione um pedaço de pão contra o local para juntar os caquinhos.

6) Limpar esponja da cozinha

Limpar esponja da cozinha - Tu Organizas
Limpar esponja da cozinha – Tu Organizas

Mesmo trocando toda semana a esponja de lavar louça, para evitar a contaminação uma boa dica é colocar a esponja úmida por 30 segundos no microondas. Isso vai matar as bactérias e fungos, só é preciso ter cuidado para retirar a esponja do aparelho para não se queimar.

7) Comida de emergência

Se acabou o gás naquele horário impróprio e você está morrendo de fome e sem micro-ondas, uma dica é fazer macarrão instantâneo na cafeteira, colocando o massa e os temperos na jarra da cafeteira. Depois é só esperar a água esquentar e você terá uma refeição de emergência. Essa dica também vale para aquecer ou fazer um molho de salsicha improvisado, além de cozinhar ovos.

8) Secar cortinas

Secar cortinas - YouTube
Secar cortinas – YouTube

Depois que as cortinas estão lavadas, se você não estender direito a peça, vai terminar com uma cortina totalmente amassada depois de seca. Quem mora em locais quentes como Cuiabá pode usar essa fator para secar as cortinas. Depois que a cortina for lavada e centrifugada coloque ela no varão e deixe secar. Por ter sido centrifugada, a cortina não vai escorrer água e ainda vai secar lisinha e esticada.

9) Varal extra

Varal extra - Almanaque SOS
Varal extra – Almanaque SOS

Se você tem muita roupa para estender e pouco varal, uma dica é fazer uma arara improvisada. Abra duas portas do guarda-roupa, coloque um cabo de vassoura e pendure as roupas em cabides para secar.

10) Tirar cheiros fortes/ruins

Tirar cheiros fortes - Tudo gostoso
Tirar cheiros fortes – Tudo gostoso

Se você preparou alguma refeição que deixou cheiro forte na cozinha, como peixe, uma boa opção é colocar um pouco de canela em uma panela e aquecer por poucos minutos (sem deixar queimar). O cheiro da canela vai se expandir pelo ambiente e tirar o odor ruim.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui