Dia do amor: 10 dicas para espalhar o amor no seu dia a dia

união mãos

No Brasil, em 25 de abril se comemora o Dia do Amor. Essa pequena palavra vem do latim e originalmente significava sentir afeição por alguém. O poeta americano Henry David Thoreau já dizia: “há apenas um remédio para o amor, que é amar mais” e para comemorar essa data o Guru da Cidade compartilha 10 dicas para espalhar o amor no seu dia a dia.

1) Seja gentil com todos

Por mais que o seu dia não esteja sendo fácil, tratar os outros com respeito e gentileza é uma forma de distribuir amor. Dê bom dia, agradeça um atendimento, seja gentil quando for reclamar de algo. Pequenas ações trazem grandes resultados.

2) Respeite o direito dos outros

Seja não estacionar em uma vaga reservada ou esperar alguém atravessar a rua na faixa de pedestres sem se estressar. Respeite o direito do outro, é uma forma de demonstrar o amor ao próximo e espalhar positividade.

3) Doe tempo

Pode ser um tempinho para ajudar um amigo ou até mesmo ser voluntário em um projeto. Separe um pouco do seu tempo para espalhar o amor através de ações. Alguns minutos do seu dia podem fazer toda a diferença na vida de alguém, como ajudar um idoso, esclarecer uma dúvida ou até ajudar quem está perdido em um bairro que não conhece.

4) Espalhe positividade

Sim, a vida não é fácil. Mas espalhar negatividade não ajuda em nada. Distribua palavras otimistas, compartilhe mensagens boas em suas redes sociais, converse sobre temas alegres. Positividade contagia e é uma forma de espalhar amor, porque pode melhorar o dia de alguém.

5) Exerça o consumo consciente

Ame o planeta. Você realmente precisa levar as compras em tantas sacolas de plástico? Precisa de tantas compras mensais? Espalhe seu amor também para o planeta, com ações como o consumo consciente e aquelas pequenas trocas do dia a dia, como não utilizar canudos plásticos ou comprar de produtores locais para reduzir a poluição com o frete.

6) Se importe

Não seja uma pessoa indiferente. Se importe não só com a sua família e amigos, mas com as pessoas ao seu redor. Percebeu que aquele colega está triste com frequência? Pergunte se está tudo bem. Ficou sabendo de alguma campanha para ajudar os menos favorecidos? Ajude. Se importar é espalhar amor.

7) Mais pessoal e menos digital

A internet e as redes sociais ajudam a aproximar pessoas que estão longe, mas também podem afastar quem está perto. Tire tempo para estar pessoalmente com quem você gosta. Pode ser um almoço, um café. O importante é manter os vínculos pessoais.

8) Sorria

Pode não parecer, mas um sorriso pode melhorar o dia. E não só o seu. Sorrir te torna mais receptivo às pessoas, espalha positividade e amor para as pessoas ao seu redor. Pessoas que sorriem, com sinceridade, isso é importante, tornam o ambiente mais agradável e são daquele tipo de gente que é sempre bom estar por perto.

9) Divida

E não precisa nem ser com coisas grandes. Divida aquele doce com uma pessoa que você gosta. Divida o fone de ouvido para compartilhar aquela música que faz bem. São pequenos gestos que mostram que você se importa e espalham amor.

10) Retribua

Retribua a gentileza e o amor que você recebe. Pode ser com um bilhetinho de agradecimento, presentear com um bombom no meio do dia, mandar aquela mensagem falando que está ali se o outro precisar. Não deixe o amor que você recebe sem retribuição. Isso, é claro, em relacionamentos saudáveis e que fazem bem.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui