Por Thalyta Amaral
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são mais de 51% da população e em idosos também somos maioria. Apesar desses dados, ainda tem gente que acha que mulheres não podem fazer algumas coisas. Mas aqui vai um spoiler: elas podem e fazem todos os dias. Se você já disse que alguma mulher não pode fazer um desses itens, repense suas prioridades e comece a quebrar preconceitos.
1) Usar roupa curta/decotada/transparente/etc
Sim, ainda existe gente que acha que pode ditar o que uma mulher pode, ou não, usar. Muitas vezes com a “desculpa” de dicas de moda ou preocupação, as pessoas discriminam, julgam e pior, assediam e estupram mulheres usando essa justificativa.
2) Não ter filhos
Sim, você pode gostar de crianças e mesmo assim não querer ter filhos. Mas as mulheres que fazem essa escolha são bombardeadas com perguntas e até ameaças de futuros arrependimentos apenas pelo fato de não quererem ser mães, sem que haja nenhum impedimento biológico para isso.
3) Sair/viajar sozinha
Ainda tem gente que acha que mulher que sai ou viaja sozinha está “pedindo” para acontecer alguma coisa ruim. Além de absurdo, porque todas as pessoas têm o direito de ir e vir, esse discurso é usado para justificar ataques à mulheres ou mesmo desrespeito e assédio.
4) Escolher qualquer profissão
Não é comum ouvir de pessoas que para determinada profissão tem que “ser macho” ou que é “coisa de mulherzinha”. Mas a cada dia as mulheres conquistam mais espaço e mostram que o lugar de mulher, e a sua profissão, é onde ela quiser.
5) Fazer sexo com quem quiser
As sociedades evoluíram, mulheres conquistaram o seu espaço na sociedade, e a liberdade sexual ainda é tabu. Mulheres que usufruem a sua sexualidade de acordo com a vontade própria, ou seja, sem dar satisfações, são julgadas e classificadas como “as que não são para casar”, entre outros adjetivos nada agradáveis.
E você? Já te falaram que não poderia fazer alguma coisa? Compartilhe com a gente nos comentários.