Cuiabá 300: 5 comidas que todo cuiabano raiz adora

mojica

Vocês pediram e, para fechar o mês do aniversário de Cuiabá, fizemos uma nova lista com itens essenciais de um cuiabano raiz. Dessa vez separamos 5 pratos que fazem sucesso na cuiabania, daquelas de comer e lamber os beiços de tanto que gosta.

1) Paçoca de Pilão

Paçoca de Pilão - Foto: Visite Cuiabá
Paçoca de Pilão – Foto: Visite Cuiabá

Carne de charque, farinha de mandioca, cebola, alho e muita força para transformar esses ingredientes em farofa. Assim é feita a paçoca de pilão, que apesar de ser um dos pratos tipicamente cuiabanos, tem influência da gastronomia nordestina.

2) Feijoada Cuiabana

Feijoada Cuiabana - Foto: Cantinho Gastronômico
Feijoada Cuiabana – Foto: Cantinho Gastronômico

Uma das comidas tradicionais e de sabor bem característico é a feijoada cuiabana, que leva feijão carioca, carne seca, dobradinha, costelinha de porco e, a estrela do prato, o catuni, que é o joelho do boi que solta parte de sua gordura, o tutano e deixa o prato com ainda mais “sustância”.

3) Furrundu

Furrundu - Foto: Picgra
Furrundu – Foto: Picgra

Mamão verde ralado, cravo, rapadura e canela são os ingredientes para fazer o Furrundu, doce tradicional cuiabano. Em suas primeiras versões o doce era feito com o caule do mamoeiro ralado, mas com o tempo a receita foi sendo adaptada e passou a usar o próprio mamão verde. Para acompanhar vale um queijo fresquinho ou creme de leite.

4) Mojica de Pintado

Mojica de Pintado - Foto: Catraca Livre
Mojica de Pintado – Foto: Catraca Livre

Junte pintado, mandioca, cebola, tomate, alho, cheiro verde e uma pimentinha de cheiro. A mojica de pintado é um outro prato que não falta na mesa do cuiabano raiz. O nome mojica tem origem indígena e significa “o que vem do rio com mandioca”. A mandioca foi uma das primeiras plantações registradas em Cuiabá e por causa da fartura de peixe, os dois ingredientes acabaram se unindo.

5) Farofa de Banana

Farofa de Banana - Foto: Ducas 7
Farofa de Banana – Foto: Ducas 7

A banana da terra bem madura, cortada em pedaços, para depois ser misturada com a farinha de mandioca, que resulta em um prato que mistura doce e salgado. Seja para acompanhar o peixe (frito, assado, cozido) ou mesmo como item das refeições do dia a dia, esse tipo de farofa não sai da mesa do cuiabano.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui