7 sobremesas regionais do Brasil e suas origens históricas

bolo de arroz

Quando o assunto é sobremesas, o Brasil dá de 10 a 0 em qualquer outra nação. Só por aqui você vai encontrar um bolo de rolo fofinho, um cremoso bolo de macaxeira e um sagu com gostinho de infância. Esses doces, além de deliciosos, também contam um pouco sobre as tradições, migrações, culturas e histórias do Brasil.

Você sabia, por exemplo, que o doce baba de moça é de origem portuguesa e era o quitute preferido da princesa Isabel? Ou que a rapadura foi inventada para facilitar o transporte de melaço de cana para Portugal?

1) Cocada, da Bahia

Cocada - Foto: Ana Maria Braga
Cocada – Foto: Ana Maria Braga

Historiadores acreditam que as negras escravas angolanas produziam estes doces para os senhores escravistas. Elas criaram o doce com ingredientes mais abundantes da Bahia da época: açúcar e coco.

2) Cuca de banana, do Rio Grande do Sul

Cuca de banana - Foto: Gshow
Cuca de banana – Foto: Gshow

O bolo que leva farinha, ovos, manteiga, açúcar e banana é bem popular em toda a região sul do Brasil. A receita foi trazida pelos imigrantes alemães e se assemelha com a Kuchen, que é um bolo alemão.

3) Rapadura, da região Sudeste

Rapadura - Foto: Mercado Livre
Rapadura – Foto: Mercado Livre

A rapadura é bem conhecida na região Sudeste, mas ninguém sabe ao certo onde ela foi criada. Sua origem, porém, é curiosa e histórica. O açúcar de cana era uma das grandes produções nacionais desde os tempos de Colônia e a rapadura foi inventada para facilitar seu transporte: os portugueses resolveram transformar o melaço de cana em tijolos para facilitar seu transporte e conservação.

4) Bolo de arroz, Mato Grosso

Bolo de Arroz
Bolo de Arroz

O quitute que leva arroz, mandioca, açúcar, manteiga, coco e erva doce é tão popular em Cuiabá que foi declarado como prato típico de Estado do Mato Grosso em 2017. O bolo de arroz foi criado a partir da abundância das plantações de arroz da região e faz parte até hoje do dia a dia da população local.

5) Sagu, da região Sul

Sagu - Foto: Caldo Bom

A sobremesa tem origem na serra gaúcha. O processo de transformação da mandioca em bolinhas foi desenvolvido pelos descendentes de alemães de uma empresa chamada Lorenz1, no início do século 20.

6) Bolo de macaxeira, da região Norte

Bolo de Macaxeira - Foto: Tudo Gostoso
Bolo de Macaxeira – Foto: Tudo Gostoso

Muito presente na culinária brasileira, a macaxeira (ou mandioca ou aipim) já era utilizada na culinária indígena quando os portugueses conheceram a raiz. Já conhecida no Nordeste, a macaxeira foi acrescentada na receita de bolos, na falta de trigo na região. O bolo de macaxeira, inclusive, foi um dos doces servidos para a monarquia brasileira em 1889, segundo o livro Pequeno Dicionário da Gastronomia, de Maria Lúcia Gomensoro.

7) Baba de Moça, região Nordeste

Baba de Moça - Foto: Pinterest
Baba de Moça – Foto: Pinterest

Com origem portuguesa, o doce nordestino foi criado a partir da sobremesa lusitana Ovos Moles de Aveiro, como é chamado em Portugal. Por aqui, os portugueses alteraram a receita e acrescentaram o leite de coco, que é abundante no Nordeste. Baba de moça era um doce servido apenas em ocasiões especiais e era o preferido da princesa Isabel.

Fonte: HuffPost Brasil

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui