fbpx

Notícias

Pela primeira vez em Cuiabá, Museu do Videogame chega ao Goiabeiras em outubro

museo do videogame capa
Para unir história, tecnologia e interação, o Museu do Videogame Itinerante chega a Cuiabá em outubro, no Goiabeiras Shopping, com mais de 300 consoles, palco Just Dance, além de simuladores de corrida, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes e as áreas PlayStation VR, Nintendo Switch e XBOX ONE X. O museu resgata 47 anos de história dos videogames e envolve diferentes gerações com apenas uma tela e controles. Poderá ser visitado gratuitamente de 05 a 20 de outubro. 
 
Bem diferente de uma exposição tradicional, este é um evento de entretenimento digital para toda a família. Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se vestem com seus personagens favoritos e dançam sozinhos ou em grupos, no Palco Just Dance. Aqui, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso Just Dance, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.

Museu do VideoGame
Museu do VideoGame
museo do videogame capa
museo do videogame capa
 
Todos os equipamentos trazem uma breve história da sua criação, ano de fabricação, detalhes técnicos e telas de jogos. Os visitantes também vão poder jogar os maiores clássicos como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros. 
 
Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).
 
O Museu do Videogame Itinerante recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano. É o primeiro do gênero do país registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Ganhou, em 2014, o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Este ano, o evento também fez parte da London Games Festival, maior evento de games da Inglaterra. O evento vai passar por 12 cidades este ano no Brasil, incluindo Londres. 
 
Para mais informações sobre o Museu do Videogame, acesse: www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou www.museudovideogame.org.br
 

Serviço:

Museu do Videogame chega ao Goiabeiras

Data: 05 a 20.10.19  

Local: Goiabeiras Shopping

Fotos: Arquivo
Fonte: assessoria