fbpx

Notícias

Futebol: conheça 8 times de MT que dão show de bola

Campeonato Mato-Grossense – Foto: Cáceres Notícias

Por Guru da Cidade

Apesar de não ter tradição, o futebol em Mato Grosso tem crescido e aparecido. São vários times, com origens e formações diferentes, onde a luta para viver de futebol é diária. O Guru da Cidade preparou uma lista com 8 times que dão literalmente um show de bola no estado.

1) Mixto Esporte Clube

Mixto
Mixto

Um dos times mais tradicionais do estado, o Mixto foi criado em 1934 e ganhou esse nome por reunir homens e mulher para jogar vôlei (sim, o time começou com vôlei e depois foi para o futebol). A camisa do time possui duas estrelas, que simbolizam as duas maiores conquistas do clube, o campeonato dos 250 nos de Cuiabá, em 1969, e o Campeonato do Centro-Oeste Brasileiro.

Mais informações no @mixtoec

2) Luverdense Esporte Clube

Luverdense
Luverdense

Criado em 2004 para representar o município de Lucas do Rio Verde, o Luverdense chegou com todo o gás e teve destaque no cenário nacional. Em 2013, o clube conquistou a sonhada vaga na série B do Campeonato Brasileiro, no entanto, acabou voltando para a série C, onde após algumas derrotas conseguiu dar a volta por cima e fazer uma goleada no Atlético-AC. A maior conquista do Verdão do Norte foi a Copa Verde de 2017, em que time chegou ao topo sem perder nenhum jogo e teve uma final disputada contra o Paysandu.

Mais informações no @luverdense

3) Sinop Futebol Clube

Sinop
Sinop

Aos 42 anos, o Sinop tem em sua história o orgulho de revelar o talento do goleiro Rogério Ceni, que jogou no clube no final da década de 80. O Gigante do Norte, nome popular do estádio Massami Uriu, é a casa do Galo, time que é rival do Luverdense, porque ambos representam o nortão do estado. Entre as conquistas do clube estão as 3 vitórias do Campeonato Mato-Grossense, em 1990, 1998 e 1999.

Mais informações no @sinopfutebolclubeoficial

4) Clube Esportivo Operário Várzea-grandense

CEOV
CEOV

Com 14 títulos do Campeonato Mato-Grossense e uma Copa Governador de Mato Grosso, o Operário CEOV já passou por muita coisa, inclusive polêmicas. O Chicote da Fronteira, como é chamado pelos torcedores, foi fundado pelo jornalista Rubens dos Santos, que não só foi jogador do clube como depois atuou na presidência. O clube foi criado após o bispo Dom Antônio Aragão reunir os melhores jogadores de Várzea Grande para presenteá-los com um jogo de camisas.

Mais informações sobre o time no @operarioceov

5) Cuiabá Esporte Clube

Cuiabá Esporte Clube
Cuiabá Esporte Clube

Um dos novatos nessa lista, o Cuiabá foi criado em 2001 como time amador, porém, em 2003 passou a atuar como profissional e no ano seguinte já conquistou o Campeonato Mato-Grossense, o que se repetiu em 2004. Depois de um período de calmaria, em 2009 o clube volta com tudo e em 2011 chega à serie D do Brasileirão, em 2012 disputa a série C e atualmente tem batalhado para se manter na série B do Campeonato Brasileiro. Entre as conquistas do Dourado estão a Copa Verde de 2015 e a participação na Copa Sul-Americana de 2016, como o primeiro time de Mato Grosso a participar de uma competição internacional.

Mais informações no @cuiabaec

6) Clube Esportivo Dom Bosco

Dom Bosco
Dom Bosco

TIme mais antigo do estado, criado em 1925, o Dom Bosco tem em sua história 6 títulos do Campeonato Mato-Grossense, em 1958, 1960, 1963, 1966, 1971 e 1991. Por causa da tradição, junto com o Mixto forma o “clássico vovô”. O Leão da Colina também possui um clube, que já foi famoso por receber festas da alta sociedade cuiabana, mas que hoje está bem deteriorado.

Mais informações no @oficialdombosco

7) União Esporte Clube

União
União

De Rondonópolis, o União tem 46 anos e o estádio Engenheiro Luthero Lopes é a sua casa. O nome foi escolhido porque o time surgiu após a união de 4 times amadores de Rondonópolis. Entre os pontos altos da história do clube estão a vitória sobre o Interncional em 2009, pela Copa do Brasil. A mascote do time é uma lavadeira, mas, isso só aconteceu após o primeiro título do clube, o campeonato estadual, em 2010, pois, dizia uma lenda que uma lavadeira havia rogado uma praga de que o time não iria ganhar campeonatos após não ser paga por lavar os uniformes.

Conheça mais sobre o clube no @uniaoesporteclube973

8) Sociedade Esportiva Vila Aurora

Vila Aurora
Vila Aurora

Fundado em 1964, o Vila Aurora foi o primeiro time de Rondonópolis a ser campeão estadual, em 2005, além de ter conquistado a Copa Governador em 2009. O Tigrão da Vila é o maior rival do União, no clássico Unigrão.

Mais informaçoes no @sociedadeesportivavilaauroratigraodavila