fbpx

Notícias

10 coisas sobre a Copa do Mundo feminina que ninguém te contou

Seleção Brasileira – Foto: Goal

Por Guru da Cidade

A maior edição da Copa do Mundo feminina está rolando e o Guru da Cidade não poderia deixar de falar sobre esse evento histórico, que é o de maior visibilidade da história do futebol feminino. Fizemos uma lista com 10 fatos que ninguém te contou sobre a Copa do Mundo feminina, mas que a gente te conta!

1) Goleadora verde e amarela

via GIPHY

Marta, do Brasil, é a maior pontuadora de todos os tempos da Copa do Mundo de Futebol Feminino, com 15 gols marcados.

2) Final com mais gols

Michelle Akers - Foto: Trivela
Michelle Akers – Foto: Trivela

O maior número de gols já marcados em uma final de Copa do Mundo de Futebol Feminino foi de Michelle Akers, dos EUA, no primeiro torneio, em 1991. Ela anotou 10 gols.

3) Seleção com mais jogos

via GIPHY

Nenhum país jogou ou venceu mais jogos na Copa do Mundo de Futebol Feminino do que os Estados Unidos: 43 partidas disputadas e 33 vitórias.

4) Goleadora mais jovem

Elena Danilova - Foto: Revista Série Z
Elena Danilova – Foto: Revista Série Z

A mais jovem jogadora a marcar em uma Copa é a russa Elena Danilova. Fez um gol contra a Alemanha, em 2003, quando tinha 16 anos e 107 dias.

5) Vitória mais positiva

Seleção Alemanhã 2007 - Foto: Surto Olímpico
Seleção Alemanhã 2007 – Foto: Surto Olímpico

Em 2007, a Alemanha venceu a Copa do Mundo de Futebol Feminino sem sofrer nenhum gol.

6) Maior base

via GIPHY

Uma das maiores bases do futebol feminino é na Inglaterra, que tem mais de 1.800 times femininos filiados à Federação Inglesa. São quase dois milhões de atletas a partir dos 16 anos.

7) Brasil nas Copas

via GIPHY

A melhor classificação da seleção feminina foi na Copa de 2007, em que a equipe foi para a final, mas acabou perdendo o jogo e ficando com a medalha de prata.

8) Proibição no Brasil

via GIPHY

Existem alguns registros de futebol feminino na década de 30 no país, porém, um decreto em 1941 proibiu que mulheres praticassem o esporte, o que durou até 1979.

9) Veterena em Copas

Formiga - Foto: Cláudia
Formiga – Foto: Cláudia

A atleta mais velha a jogar uma Copa do Mundo (independente do sexo) é brasileira. Formiga, com 41 anos, joga a sua 7ª Copa do Mundo. E ela não parar, pois renovou com o PSG até 2020.

10) História recente

via GIPHY

A Copa do Mundo feminina é recente e teve início em 1991. Essa é a oitava edição do mundial, que traz como novidade o primeiro álbum de figurinhas da competição feminina. Essa edição também é a primeira a ser transmitida por um canal aberto de TV.