fbpx

Notícias

Guru te conta: conheça a origem do nome de 8 bairros de Cuiabá

Cuiabá – Foto: Guia do Turismo do Brasil

Por Guru da Cidade

Com 300 anos, Cuiabá não para de crescer e aumentar a sua população. Mas, na história da cidade estão guardadas várias curiosidades sobre vários bairros. Nesse Guru te Conta, a gente preparou uma lista com a origem do nome de 8 bairros da Capital. Confira!

1) Araés

Araés - Foto: Gfb Imobiliária
Araés – Foto: Gfb Imobiliária

O nome deste bairro, um dos mais antigos da Capital, veio dos indígenas que habitavam a região Leste de Mato Grosso, próximo ao Rio das Mortes, os Araés. Os indígenas dessa tribo tinham fama de valentes.

2) Canjica

Canjica - Foto: Ceifeiros de Última Hora
Canjica – Foto: Ceifeiros de Última Hora

Antigamente os bairros eram nomeados pelo nome popular que eram chamados e o Canjica era um bairro com muitos operários, que consumiam bastante a canjica, sobremesa feita com milho e leite. De tanto citarem a canjica comida no bairro, o nome acabou pegando.

3) Goiabeiras

Goiabeiras - Foto: O Livre
Goiabeiras – Foto: O Livre

Por causa dos muitos pés de goiabeira em uma rua da região, o primeiro shopping de Cuiabá levou esse nome, que acabou modificando parte do que antes era o Duque de Caxias.

4) Pedregal

Pedregal - Foto: governo de MT
Pedregal – Foto: governo de MT

Durante algum tempo a região ficou conhecida como Barro Duro, por causa do solo de difícil exploração, mas depois, para ter um nome mais bonito, decidiram chamar de Pedregal, ainda em referência ao solo duro, cheio de pedras, porém, mais pomposo.

5) Popular

Popular - Foto: Rede Cuiabana
Popular – Foto: Rede Cuiabana

Diferente de hoje, quando foi criado, o bairro Popular não era point e muito menos local de moradias mais caras. Fundado pelo cuiabano Eurico Gaspar Dutra enquanto era presidente, o bairro surgiu de uma cohab, um conjunto de casas populares, por isso o nome Popular.

6) Ribeirão do Lipa

Ribeirão do Lipa - Foto: Prefeitura de Cuiabá
Ribeirão do Lipa – Foto: Prefeitura de Cuiabá

No começo da ocupação da região, existia ali uma gleba, onde um dos líderes era o seo Lipa. E muitos iam buscar água no ribeirão, ou pequeno córrego, do seo Lipa e de Riberão do Seo Lipa para Ribeirão do Lipa foi questão de tempo.

7) Porto

Porto - Foto: Portal MT
Porto – Foto: Portal MT

Como o próprio nome diz, o bairro começou com o  porto às margens do Rio Cuiabá, por onde chegavam navios com carregamentos de vinhos, sedas e aviamentos. Por causa de sua importância econômica, na época o bairro era destinado à moradia da elite local.

8) CPA

CPA - Foto: Dronestagram
CPA – Foto: Dronestagram

A grande CPA começou a ser criada dois anos depois da inauguração do Centro Político Administrativo (CPA),  daí vem o nome, que abriga até hoje os prédios do governo do Estado. O CPA I surge em 1976, como forma de estimular a expansão da região. A cohab tinha 944 casas, porém, nos primeiros anos, até mesmo por causa da dificuldade de transporte público e serviços, muita gente desistiu de morar na região.