7 curiosidades que ninguém te contou sobre Várzea Grande

varzea-grande-foto-prefeitura-de-vg

Várzea Grande vai completar 152 anos em 15 de maio. E, para iniciar as comemorações, o Guru da Cidade preparou uma lista com 7 curiosidades que ninguém te contou sobre essa importante cidade mato-grossense. Confira!

1) População

Avenida Couto Magalhães - Foto: Prefeitura de VG
Avenida Couto Magalhães – Foto: Prefeitura de VG

Segundo o IBGE, Várzea Grande é o segundo maior município do estado em número de habitantes. No país, é a 99º maior cidade. Atualmente são mais de 282 mil moradores.

2) Origem

Avenida Couto Magalhães - Foto: VG Antiga
Avenida Couto Magalhães – Foto: VG Antiga

O município surgiu durante a Guerra do Paraguai, com a criação de um campo para prisioneiros paraguaios, às margens do rio Cuiabá. Após o fim do conflito, o local virou um vilarejo e ao lado do presídio foi construída a Igreja Nossa Senhora da Guia.

3) Nome

Rio Cuiabá - Foto: Portal MT
Rio Cuiabá – Foto: Portal MT

O nome foi escolhido porque na primeira concentração populacional, o campo para prisioneiros, ficava em uma grande várzea, um terreno plano, na margem direita do rio Cuiabá. Decidiram então usar as características geográficas para nomear o novo vilarejo.

4) Educação

Mestre Bilão - Imagem: VG o Resgate
Mestre Bilão – Imagem: VG o Resgate

Criado em 1967, o povoado começou a crescer e com o nascimento de crianças na região, o governo decidiu contratar o primeiro professor para atender a região, o mestre Bilão, em 1870. As crianças tinham aulas embaixo de árvores, de forma improvisada em grupos pequenos.

5) Ligação com Cuiabá

Ponte antiga - Foto: VG Antiga
Ponte antiga – Foto: VG Antiga

Apesar de próximas, Cuiabá e Várzea Grande são separadas por um grande rio. A ponte que liga os dois municípios só foi inaugurada em 1942.

6) Roubo profano

Igreja Nossa Senhora da Guia - Foto: Prefeitura de VG
Igreja Nossa Senhora da Guia – Foto: Prefeitura de VG

A primeira igreja do município, a Nossa Senhora da Guia, foi inaugurada em 1892 e tinha um cálice de ouro para o ofício da missa. Anos depois, o padre Valeriano percebeu que o cálice foi trocado por uma réplica. Buscas foram feitas em várias igrejas de Cuiabá e até na igreja da Santa Casa de Misericórdia, mas o cálice nunca foi recuperado.

7) Esporte

Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense - Foto: O Atual
Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense – Foto: O Atual

O primeiro clube esportivo no município foi o Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense, criado em maio de 1949. O primeiro jogo de camisas do time foi dado de presente pelo bispo Dom Antônio Aragão.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui