fbpx

Notícias

Cuidar do planeta: 5 coisas fáceis para ser mais sustentável hoje

Sustentabilidade – Foto: Estratégia ODS

Por Guru da Cidade

Sustentabilidade é um conceito que surgiu na década de 80, quando começou a se pensar que os recursos naturais são limitados e que o meio ambiente precisa ser preservado. Mas, com a correria do dia a dia, nem sempre paramos para pensar em como impactar menos o meio ambiente. Quer ajuda? O Guru da Cidade te dá 7 dicas fáceis para ser mais sustentável.

1) Diminua o lixo

via GIPHY

Você já parou para pensar em quanto lixo você produz? É importante estar atento desde a hora que for fazer compras. Uma dica é trocar as sacolas descartáveis por versões de pano ou as de plástico reforçado que podem ser reutilizadas. Também opte por alimentos com menos embalagem e prefira produtos frescos aos industrializados, que, além de não serem saudáveis, sempre vêm com embalagens de plástico ou metal.Também evite desperdício de alimentos, comprando em poucas quantidades.

2) Economize energia

via GIPHY

Economizar energia é uma forma de ajudar o meio ambiente, pois, todas as formas de produção afetam a natureza, seja nas hidrelétricas, que alagam áreas gigantescas, como nas termelétricas, que também poluem o ar. Dá para economizar deixando a geladeira longe do fogão, para não atrapalhar o resfriamento, usar lâmpadas fluorescentes ou LED, tirar aparelhos sem uso da tomada e não deixar o ar condicionado ligado a noite toda.

3) Economize água

via GIPHY

Se não cuidarmos, a falta de água será um problema grave em um futuro próximo. Fechar a torneira enquanto escova os dentes, diminuir a duração do banho e, quando se hospedar em hotéis, não troque as toalhas todos os dias, para economizar a água da lavagem do material. Também é útil reutilizar a água, como a que sai da máquina de lavar, para a limpeza da casa.

4) Cozinhe

via GIPHY

Em vez de pedir marmita, uma boa dica é cozinhar em casa e levar para o almoço no trabalho, assim você evita o descarte de embalagens e o desperdício de comida. Ao cozinhar você também evita que alimentos na sua geladeira estrague. E, se sobrar comida, congele para depois, o que vale também para frutas, verduras e temperos frescos.

5) Plante alguma coisa

via GIPHY

Você pode morar em um apartamento ou em uma casa pequena, mas sempre existe espaço para alguma plantinha. Sejam elas decorativas ou comestíveis, esse hábito melhora o ambiente e, no caso de ervas, te ajuda a comer melhor. O espaço usado pode ser uma jardineira na janela ou um potinho na área de serviço, o que importa é começar.