fbpx

Notícias

Bebidas açucaradas aumentam o risco de morte prematura, diz estudo

Refrigerante – Foto: Exame

De acordo com um estudo publicado pela revista científica Circulation na segunda-feira (18), o consumo frequente de bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos artificiais e energéticos, pode ser associado ao aumento do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares e, em menor incidência, por câncer.

Ao comparar mulheres que consomem este tipo de bebida menos de uma vez por mês com as que bebem mais de duas porções por dia – copo, garrafa ou lata — foi possível observar um aumento de 63% no aumento do risco de morte prematura. Já em relação aos homens, o aumento foi de 29%.

Segundo as informações adquiridas durante o estudo, realizado com 37.716 homens s e 80.647 mulheres nos Estados Unidos, a principal causa de morte prematura foi doença cardiovascular, seguida por câncer, principalmente de cólon e de mama.

via GIPHY

Em geral, o consumo de bebidas açucaradas aumentou o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares em 31% e de câncer em 18% quando o grupo que bebeu mais de duas doses por dia foi comparado com o que tinha ingerido menos de uma dose por mês.

Além disso, os pesquisadores também examinaram os efeitos de bebidas adoçadas artificialmente, consideradas por muitos como uma alternativa mais segura às bebidas açucaradas.

A substituição de uma bebida açucarada por dia por uma artificialmente adoçada diminuiu o risco de morte prematura, mas beber quatro ou mais bebidas adoçadas artificialmente aumentou o risco de morte prematura por doença cardiovascular em mulheres. O mesmo efeito não foi observado para os homens, nem o risco de morte por câncer.

via GIPHY

Fonte: GaúchaZH