fbpx

Notícias

Dor de cabeça: 5 tratamentos alternativos que podem te ajudar

Dor de cabeça – Foto: TV Tambaú

Por Guru da Cidade

Quem tem dor de cabeça recorrente sempre sabe o nome de vários remédios que podem ajudar e, em muitos casos, sempre carrega uma cartela para todos os lugares. Mas, e se existirem tratamentos alternativos para a dor de cabeça que não sejam medicamentos? A ciência já mostrou algumas alternativas e o Guru da Cidade te conta.

1) Automassagem

via GIPHY

A maioria das dores de cabeça tem origem nas tensões do dia a dia e uma massagem pode ajudar. E você mesmo pode se massagear e ajudar a reduzir a dor. Entre as dicas de especialistas estão apoiar os cotovelos na mesa, colocar os dedos na parte final de cada sobrancelha e fazer leves movimentos circulares.

2) Aromaterapia

via GIPHY

Essa terapia é uma maneira de aliviar as dores utilizando óleos essenciais, que podem ser inalados, aplicados nas têmporas ou utilizado em compressas frias. Entre as dicas estão borrifar um pouco de essência de lavanda no travesseiro.

3) Compressas frias

via GIPHY

Quando a dor te impede de fazer outras atividades, uma boa alternativa é colocar um pano umedecido em água fria sobre os olhos ou uma compressa de gelo onde a dor esteja mais concentrada. Depois de 20 minutos, a redução da dor será visível.

4) Dormir

via GIPHY

Muitas vezes a dor de cabeça é causada por falta de sono de qualidade. Isso significa que não adianta apenas dormir 8 horas, mas é preciso ter um bom sono e para isso vale visitar um médico ára detectar se você não tem problemas de saúde que atrapalhem o sono, como a apnéia. Durante o dia, mesmo se você não consegue dormir, procure deitar e fechar os olhos, que já é uma forma de ajudar a reduzir as dores de cabeça.

5) Alimentação

via GIPHY

Quem tem dor de cabeça crônica ou enxaqueca não deve apenas ter uma alimentação saudável, mas prestar atenção aos alimentos que podem desencadear dor. Alimentos ricos em nitratos, como frios e embutidos, que contém muita fenilalanina, como o chocolate, podem causar episódios de dor. O jejum prolongado também deve ser evitado, pois pode causar dor de cabeça.