Notícias

Cuiabrasa: 5 truques para proteger os cabelos nesse eterno verão

Cabelos verão – Nature’s Green Grocer

Por Thalyta Amaral

Diz uma piada popular que Cuiabá tem apenas uma estação do ano: o verão. E com tanto calor, os cabelos também sofrem e é preciso ter alguns cuidados para não acabar com as madeixas opacas e sofridas. Para te ajudar, o Guru da Cidade preparou algumas dicas para dar aquele up nos cabelos e garantir um look bonito o ano todo.

1) Não lavar os cabelos todo dia

via GIPHY

Pode parecer difícil, mas a não ser que você tenha uma cabelo muito oleoso, lavar todos os dias vai retirar a oleosidade natural que protege os fios contra danos como o ressecamento e a quebra das pontas. E aproveite o calor para lavar com água fria, que é ótima para os fios.

2) Aposte em produtos com proteção solar

via GIPHY

O protetor solar não serve apenas para a pele. Vários produtos tem proteção contra os raios UVA em sua composição. Entre as opções baratas para ajudar na proteção estão os óleos vegetais de argan, gergelim, semente de abóbora e manteiga de karité. Também vale usar a dica da época da vovó e usar água de arroz para proteger os fios (é só deixar o arroz cru um tempinho de molho e depois escorrer e usar essa água).

3) Cuidado com a piscina

via GIPHY

Calor pede um bom banho de piscina, mas é preciso alguns cuidados para evitar o efeito “bagaço de laranja”. Além de usar produtos com proteção solar antes do mergulho, após a diversão é bom lavar os cabelos com água doce, ou seja, um bom chuveiro, para evitar mais danos. Se os banhos de piscina são frequentes, invista em um xampu antirresíduos para lavagem uma vez por semana.

4) Truque para os loiros

via GIPHY

Quem tem cabelos descoloridos precisa ter ainda mais cuidado com os dias quentes. Caso você tenha tomado um banho de piscina e o cabelo ficou com um tom esverdeado, uma dica é passar vinagre de maça e depois enxaguar. Outro cuidado que ajuda bastante é usar boné ou chapéu para não queimar os fios.

5) Invista em tratamentos caseiros

via GIPHY

Todo mundo sabe uma receitinha da época da vovó que ajuda a deixar os cabelos mais fortes. Entre as coisas fáceis de fazer estão a misturinha de água gelada e um pouquinho de mel para ir borrifando nos cabelos durante o dia. E quando for hidratar as madeixas, que tal potencializar a sua máscara acrescentando um pouco de azeite de oliva extra virgem? Brilho e maciez garantidos.