Notícias

5 experiências simples, e prazerosas, que Cuiabá te proporciona

Cuiabá – Foto: Marcos Bergamasco

Por Thalyta Amaral

Cuiabá, a nossa cidade verde, tem muitos encantos. Cidade formada por uma mistura de povos e culturas, a Capital está no centro geodésico da América do Sul e é um lugar para vivenciar diversas experiências. E para homenagear Cuiabá, o Guru da Cidade preparou uma lista com 10 coisas simples, mas super prazerosas, para fazer na cidade.

1) Assistir o show das águas

 De crianças a adultos, não tem quem não se encante com esse espetáculo que é exibido todos as noites no Parque das Águas. Com música regional, nacional e internacional, o show que envolve luzes e águas que “dançam” ao ritmo das canções é uma apresentação que vale a pena curtir e levar a família.

2) Caminhar de manhã no Parque Mãe Bonifácia

Para quem está sem energia ou precisando de um ânimo, uma boa caminhada matutina no Parque Mãe Bonifácia pode ajudar. Andar em meio ao cerrado, com sons dos pássaros e vendo bichinhos correndo dá aquela energizada incrível. Também é inigualável respirar ar puro e curtir um momento mais intimista fazendo caminhada sozinho e pensando na vida.

3) Ir domingo de manhã ao Mercado do Porto

A mistura de cores, aromas e sabores que o Mercado do Porto proporciona é um programa cheio para o domingo de manhã. Provar frutas, fazer compras e conversar com os vendedores sempre solícitos dá aquela sensação de fazer parte do espírito cuiabano. E ainda dá para comer aquele pastel frito na hora ou mesmo tomar um caldo de feijão. Se for próximo ao horário do almoço, dá para aproveitar uma cerveja bem gelada acompanhada de torresmo ou caldo de mocotó.

4) Ver o pôr do sol na Orla do Porto

Orla do Porto - Onde ir em Cuiabá
Orla do Porto – Onde ir em Cuiabá

Depois da revitalização, a Orla do Porto é um espetáculo à parte. Com espaço para as crianças correrem e barraquinhas de comida para fazer um lanchinho, o local é atrativo e aconchegante. Mas uma das coisas mais gostosas da Orla do Porto é de graça: assistir ao pôr do sol. É só sentar em um dos bancos de madeira e contemplar o rio Cuiabá e a cidade enquanto o sol se põe.

5) Visitar a Igreja Matriz

Igreja Matriz - Drone Cuiabá
Igreja Matriz – Drone Cuiabá

Independente da sua religião, conhecer a Igreja Matriz é uma viagem ao passado que vale a pena, e é de graça. Os vitrais foram feitos pelo artista polonês Arystarch Kaszkurewicz, que não tinha mãos. E no subsolo existe uma cripta centenária onde estão enterrados grandes nomes da história mato-grossense como Dom Aquino Corrêa e Pascoal Moreira Cabral.