fbpx

Notícias

Férias: oficina promove autoconsciência emocional para crianças em Cuiabá

Jornada das Emoções

Como estão as férias escolares dos seus filhos? O ano letivo pode ainda não ter começado, mas a folga na agenda dos pequeninos tem potencial para se tornar sinônimo de um período de muita aprendizagem. É o que propõe a oficina de férias da “Jornada das Emoções” em Cuiabá. Um projeto que visa auxiliar as crianças a reconhecerem os sentimentos que as afligem e a encontrarem maneiras saudáveis de expressá-los.

Destinada para crianças de três a 12 anos, a oficina – que acontece no período das 14h às 17h – pretende trabalhar as emoções dos pequeninos por meio de atividades lúdicas e recreativas em grupos distintos. Para tal, entram em cena exercícios envolvendo teatro, circo, pinturas de autoexpressão em tela e gincanas sensoriais, entre outros.

Conforme explica a idealizadora do programa, a psicóloga clínica e coach infantil Gina Coelho, a ideia é promover um espaço em que as crianças possam – além de se divertir – desenvolver a autoconsciência emocional.

Psicóloga Gina Coelho
Psicóloga Gina Coelho

“Na oficina, as crianças têm contato consigo mesmas. Muitas não entendem o que sentem e não sabem reconhecer e diferenciar as cinco emoções: raiva, tristeza, alegria, medo e nojo – que, na vida adulta, ganham novas vertentes. O medo pode se manifestar em adultos como ciúme, preocupação, angústia, ansiedade e insegurança. Logo, quando uma criança compreende essas emoções, ela se torna uma adulto capaz de conhecer, controlar e respeitar os próprios sentimentos”, destaca.

Gina complementa que, nessa travessia, é importante contar com um adulto as ajudando a entender tudo isso. “Isto, com acolhimento e auxilio para aprenderem a nomear o que sentem. Na oficina, tenho a missão de ser essa facilitadora. Lá, trabalharemos com elementos como a identidade, autonomia, competências, espontaneidade, autocontrole e vínculos, entre outros pontos”, ressalta.

via GIPHY

SERVIÇO – A oficina de férias da “Jornada das Emoções” está com matrículas abertas e vagas limitadas. As próximas turmas, período vespertino, ocorrem nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, das 14h às 17h, na Academia Infantil Hora do Recreio. Mais informações pelo contato (65) 98459-4348 ou pela fan page www.facebook.com/psicologaginacoelho/ .

Fonte: ZF Press