fbpx

Notícias

5 coisas que dizem que as mulheres não podem fazer

Dizer Não – Advantage4Parents

Por Thalyta Amaral

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são mais de 51% da população e em idosos também somos maioria. Apesar desses dados, ainda tem gente que acha que mulheres não podem fazer algumas coisas. Mas aqui vai um spoiler: elas podem e fazem todos os dias. Se você já disse que alguma mulher não pode fazer um desses itens, repense suas prioridades e comece a quebrar preconceitos.

1) Usar roupa curta/decotada/transparente/etc

via GIPHY

Sim, ainda existe gente que acha que pode ditar o que uma mulher pode, ou não, usar. Muitas vezes com a “desculpa” de dicas de moda ou preocupação, as pessoas discriminam, julgam e pior, assediam e estupram mulheres usando essa justificativa.

2) Não ter filhos

via GIPHY

Sim, você pode gostar de crianças e mesmo assim não querer ter filhos. Mas as mulheres que fazem essa escolha são bombardeadas com perguntas e até ameaças de futuros arrependimentos apenas pelo fato de não quererem ser mães, sem que haja nenhum impedimento biológico para isso.

3) Sair/viajar sozinha

via GIPHY

Ainda tem gente que acha que mulher que sai ou viaja sozinha está “pedindo” para acontecer alguma coisa ruim. Além de absurdo, porque todas as pessoas têm o direito de ir e vir, esse discurso é usado para justificar ataques à mulheres ou mesmo desrespeito e assédio.

4) Escolher qualquer profissão

via GIPHY

Não é comum ouvir de pessoas que para determinada profissão tem que “ser macho” ou que é “coisa de mulherzinha”. Mas a cada dia as mulheres conquistam mais espaço e mostram que o lugar de mulher, e a sua profissão, é onde ela quiser.

5) Fazer sexo com quem quiser

via GIPHY

As sociedades evoluíram, mulheres conquistaram o seu espaço na sociedade, e a liberdade sexual ainda é tabu. Mulheres que usufruem a sua sexualidade de acordo com a vontade própria, ou seja, sem dar satisfações, são julgadas e classificadas como “as que não são para casar”, entre outros adjetivos nada agradáveis.

 

E você? Já te falaram que não poderia fazer alguma coisa? Compartilhe com a gente nos comentários.