fbpx

Notícias

Cuiabá 300: 9 coisas que ninguém te contou sobre “Cuiabrasa”

Cuiabá ensolarada – Caroline Rayel

Por Thalyta Amaral

Em 2019 Cuiabá completa 300 anos de fundação e desde que Pascoal Moreira Cabral, então comandante da região, assinou a ata de fundação de Cuiabá, em 08 de abril de 1719, muita coisa mudou. Com vários ciclos de migração, que começaram com a descoberta do ouro, Cuiabá hoje tem mais de 600 mil habitantes e várias histórias diferentes para contar. Se você acha que já sabe tudo sobre a nossa Capital, confira as 9 curiosidades que você ainda não tinha visto sobre o tema.

1) Clima

Cuiabá ensolarada - Caroline Rayel
Cuiabá ensolarada – Caroline Rayel

Conhecida por ser uma das cidades mais quentes do país, o que gerou o apelido “Cuiabrasa”, Cuiabá às vezes também tem seus períodos de frio. A menor temperatura registrada foi 1,2°C em 22 de junho de 1933. Já o dia mais quente foi 10 de agosto de 2012, quando os termômetros marcaram 46,5°C.

2) Centro Geodésico do continente

Centro Geodésico - Andrea Guida em Viagens Fantásticas
Centro Geodésico – Andrea Guida em Viagens Fantásticas

Cuiabá está localizada exatamente no meio do caminho entre os oceanos Atlântico e Pacifico, ou seja, em linha reta é o ponto mais central do continente. O local exato foi calculado por Marechal Rondon durante suas expedições pelo estado e no local atualmente existe um obelisco de mármore, com 20 metros de altura, em frente à Câmara de Vereadores.

3) Palácio da Instrução

Palácio da Instrução - Secretaria de Estado de Cultura
Palácio da Instrução – Secretaria de Estado de Cultura

O edifício onde hoje funcionam museu, biblioteca e espaço para atividades culturais foi durante 57 anos uma escola. Inaugurado em 1914, o prédio tem pedra canga e cristal nos seus alicerces, uma construção de estilo neoclássico típica da época.

4) Origem do Cururu

Dança tipicamente cuiabana, o cururu surgiu na época dos jesuítas e era dançada dentro das igrejas com cantos que narravam fatos bíblicos e santos proclamados.

5) Edifício Maria Joaquina

Edifício Maria Joaquina - Viva Real
Edifício Maria Joaquina – Viva Real

Inaugurado em 08 de abril de 1969, o edifício Maria Joaquina, na praça Alencastro, foi o primeiro condomínio vertical de Mato Grosso. Moradia da alta sociedade cuiabana, ele teve o nome escolhido para homenagear a mãe dos irmãos Teodoro e Bráulio Ribeiro, que construíram o prédio. Maria Joaquina, a mãe, faleceu um dia depois da inauguração.

6) Maior enchente

Enchente de 1974 - Navegador MT
Enchente de 1974 – Navegador MT

Em 18 de março de 1974 Cuiabá passou por sua maior enchente, que deixou 24 mil pessoas desabrigadas. Há 44 anos Rio Cuiabá atingiu 10,87 metros depois de fortes chuvas e a força da água fez desaparecer os bairros Barcelos, Várzea Ana Poupino e o Terceiro. Foi tanta água que Várzea Grande e outros seis municípios foram afetados.

7) Primeiro pouso

O primeiro pouso de avião na Capital ocorreu em 18 de março de 1929 e foi um evento público. Cerca de duas mil pessoas compareceram em uma chácara no antigo bairro Pico do Amor para assistir o feito. Os pilotos Antônio Reynaldo Gonçalves e Vasco Cinquini foram recebidos com festa pelo presidente Mário Corrêa, que deu o prêmio anunciado: 20 contos de réis.

Piloto Antônio Reynaldo Gonçalves - Blog do Anchieta Gueiros
Piloto Antônio Reynaldo Gonçalves – Blog do Anchieta Gueiros

8) Pelé já jogou em Cuiabá

Jogo Santos x Dom Bosco - De Olho no Esporte
Jogo Santos x Dom Bosco – De Olho no Esporte

Sim, o rei do futebol já jogou em solo cuiabano. Foi em uma partida do Santos contra o Dom Bosco em 1969, no estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, no bairro Porto. A partida terminou com uma goleada do Santos.

9) Cuiabá já teve touradas

Touradas - Almanaque Cuiabá
Touradas – Almanaque Cuiabá

As touradas tradicionais já fizeram parte do lazer da população cuiabana. Nos séculos 19 e 20 os moradores costumavam ir a um campo onde eram realizadas as touradas, a Cruz das Almas, onde hoje existe a Praça Ipiranga. Esse espaço ficou pequeno e a atividade foi transferida para o Campo do Alegre, depois chamado de Campo do Ourique e hoje é a Câmara de Vereadores. A última tourada ocorreu em 1924.