Notícias

10 razões para acreditar que teremos um ótimo 2019

Otimismo – Fortune

Por Thalyta Amaral

Primeiro dia do ano, é hora de redefinir as metas e se preparar para um novo ciclo com 365 novas oportunidades. Se você está meio desanimado ou achando que não te motivos para acreditar que 2019 será um bom ano, o Guru da Cidade te ajuda com 10 razões para acreditar que esse será um novo ciclo incrível.

1) Vai ter filmaços

Se prepare, porque 2019 será o ano de grandes lançamentos no cinema. Entre as estreias mais esperadas estão “WiFi Ralph”, continuação do sucesso da animação “Detona Ralph”, “Capitão Marvel” – sim, vai ter heroína nas telonas – , “Dumbo” e “Alladin” live action, “Toy Story 4”, “Vingadores Ultimato” e “Star Wars: episódio IX”. Ou seja, é só preparar a pipoca que vai ter filmaço para todos os gostos e estilos.

2) Futebol de Mato Grosso em destaque

Cuiabá Esporte Clube - Divulgação
Cuiabá Esporte Clube – Divulgação

2018 foi um ano muito bom para o futebol mato-grossense e esse ano será a vez de curtir os jogos pela televisão. Tem o Cuiabá Esporte Clube pela primeira vez na série B do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, junto com o Mixto Esporte Clube que volta a este campeonato depois de cinco anos de muita luta.

3)  Plano Estadual de Economia Solidária

Economia Solidária - Seaf
Economia Solidária – Seaf

Em 2018, Mato Grosso foi um dos estados pioneiros na formatação de um Plano Estadual de Economia Solidária, que tem tudo para ser posto em prática nesse ano. A ideia é estimular a geração renda, trabalho e inclusão social através da Economia Solidária, uma forma de comércio que respeita a natureza, ajuda no empoderamento de mulheres e famílias vulneráveis e ainda fomenta a economia geral, ou seja, todo mundo sai ganhando.

 

4) Vai ter feriado prolongado para descansar

Descansar - Folha Vitória
Descansar – Folha Vitória

Neste ano serão cinco feriados prolongados para descansar, aproveitar a vida e, se planejar certinho, dá para viajar bastante. Já coloca na agenda: os feriados que podem receber aquela emenda com o final de semana são o Carnaval, nos dias 04 e 05 de março; a Paixão de Cristo, em abril; a Proclamação da República, em 15 de novembro, que é uma sexta-feira; se você for funcionário público tem 28 de outubro, uma segunda-feira, Dia do Servidor Público; e a véspera de Natal, 24 de dezembro que cai em uma terça-feira e sempre dá para emendar com a segunda e curtir a família, assim como o dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo.

 

5) Estamos mais próximos da cura do câncer e do Alzheimer

Pesquisas estão avançando - Phys
Pesquisas estão avançando – Phys

No ano passado avançamos na cura de doenças que são grandes problemas na sociedade moderna. Cientistas israelenses do Sheba Medical Center criaram uma droga capaz de curar pacientes com gliobastoma, um tumor bastante agressivo que ataca o cérebro ou a coluna vertebral. E cientistas da das Universidades de Aberdeen, na Escócia, e Durham, no Reino Unido, conseguiram produzir um medicamento a partir da couve-de-bruxelas que é capaz de interromper o desenvolvimento das células que causam o Mal de Alzheimer. Em 2019 esses estudos darão novos passos e o produto final estará mais próximo de chegar a quem sofre com essas doenças.

 

6) É o ano do Porco

Se você acredita em astrologia, de acordo com o calendário chinês 2019 é o ano do Porco, um ciclo propício para conseguir tirar os projetos do papel e em que a boa vontade e a bondade irão aflorar. Outro ponto positivo do ano do Porco é que as amizades desfeitas serão retomadas e, para quem está à procura de um novo amor, esse é o momento com altas chances de conhecer uma pessoa especial e desenvolver um relacionamento baseado no companheirismo e pacificidade.

7) Estamos vencendo o machismo nos cinemas

Um estudo realizado pela Creative Artists Agency (CAA) e pela Shift7 mostrou que estamos no caminho certo pelo fim do machismo nos cinemas. Nos principais filmes lançados entre 2014 e 2017, os que eram estrelados por mulheres, como “Moana”, “Divertidamente” e “Mulher Maravilha”, deram mais lucro que os filmes protagonizados por homens, tanto entre aqueles com orçamento superior a 100 milhões de dólares quanto os de baixo orçamento. A pesquisa também demonstrou que os filmes que passaram pelo teste de Bechdel – que mede se duas personagens femininas conversam sobre algum tema que não seja um homem – superaram aqueles que não passaram no teste.

8) Abusadores não passarão

Ninguém solta a mão de ninguém - Thereza Nardelli
Ninguém solta a mão de ninguém – Thereza Nardelli

O último ano foi marcado pelo encorajamento às denúncias de estupradores e assediadores, sejam eles de que profissão ou classe social for. Esse avanço mostrou que estamos construindo um mundo mais seguro para meninas e mulheres. Denunciar atores, empresários e líderes religiosos está dando força para que mais mulheres denunciem os abusos e para que esse tipo de comportamento seja repudiado e não se repita.

 

9) A criminalização da LGBTfobia será votada esse ano

Está marcado para 13 de fevereiro o julgamento das ações que pedem legislações sobre crimes motivados por preconceito contra orientação sexual pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esse é um assunto que vem sendo adiado há quase sete anos e finalmente foi marcada uma data para o debate no STF. Essas ações pedem que o STF reconheça a omissão do Congresso Nacional em legislar sobre o assunto e determine um prazo para que deputados e senadores aprovem uma lei que criminalize atos de preconceito e violência baseados na orientação sexual ou identidade de gênero das vítimas.

10) Você não será otimista sozinho

Você não estará sozinho - Let's Lasso the Moon
Você não estará sozinho – Let’s Lasso the Moon

Se depois de todos esses motivos você acreditar que 2019 será melhor que o ano anterior, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 65% dos brasileiros acham que a economia do país vai melhorar nos próximos meses. O índice é o mais alto desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 1997.