fbpx

Notícias

Seu filho fluente em inglês? Saiba porque é importante aproveitar enquanto ele é pequeno

criança-bilíngue-3

Por Thalyta Amaral 

Cerca de que 85% das publicações científicas do mundo, 75% de toda a comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em inglês. E quem fala uma segunda língua chega a ganhar 60% mais do que alguém que fale apenas o idioma natal. E a melhor forma de se preparar para esse futuro que exige cada vez mais a fluência em inglês é começar o aprendizado desde a infância, a partir dos três anos. O resultado disso? Crianças bilíngues sem muito esforço, aprendem brincando.

Crianças em busca do futuro
Crianças em busca do futuro

 

FACILIDADE PARA APRENDER

Pode parecer difícil ensinar crianças tão pequenas uma segunda língua, mas ao contrário do que se imagina, na primeira infância elas têm mais facilidade em aprender e sem a vergonha e as travas que as pessoas começam a ter com a idade. Mestre em Psicologia da Educação e professora há 47 anos, Cleusa Maria Pegorini Batista é coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Master Boa Esperança, escola que começa a aplicar em 2019 o programa de ensino bilíngue, fruto de estudo e pesquisas para encontrar a melhor metodologia para atender os alunos desde a educação infantil.

“Sabemos a importância de ser global hoje em dia e o inglês é a língua mais aceita no mundo e por isso a necessidade de um programa de ensino bilíngue que vai aumentando o nível gradualmente, conforme a criança cresce. Para que a criança possa ser falante nas duas línguas, nós vamos começar desde o Jardim 4, com a metade da carga horária diária, totalmente em inglês. Para as crianças do 1º e 2º ano serão duas horas de aula por dia, para que os estudantes se sintam tranquilos para falar e também se acostumem com a segunda língua”, explica a professora.

POR QUE FALAR INGLÊS?

Primeira língua em países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Irlanda, Austrália e África do Sul, o inglês pode ser usado desde a infância e pré-adolescência seja para ter acesso a informações em sites, livros e filmes do mundo inteiro ou também para estudar fora e trocar informações e experiências com pessoas de outros países. É para facilitar essas atividades que o aprendizado do inglês é recomendado desde cedo. “Nesse programa que estamos propondo, a criança vai falar na segunda língua todos os dias, respeitando a idade e o vocabulário adequado a cada idade. Como resultado, muito cedo, esse aluno já é falante de duas línguas e tem muitas possibilidades, de aprendizado e, no futuro, no mercado de trabalho, à sua frente”, enfatiza Cleusa.

Alunos bilíngues
Alunos bilíngues