fbpx

Notícias

Confira 5 teatros para conhecer e se apaixonar em Cuiabá

Teatro Zulmira Canavarros

Por Guru da Cidade

Para o quê serve um teatro? É para receber espetáculos, reunir dezenas de pessoas ou para levar alegria? Independente da motivação, ter espaços como esse em uma cidade amplia a capacidade cultural de um lugar e inspira a sair da rotina, da realidade, do comum. Por isso, o Guru da Cidade preparou uma lista com 5 teatros em Cuiabá para você conhecer e se apaixonar. Prepare-se que as cortinas vão se abrir.

1 – Cine Teatro Cuiabá

Com 76 anos de história, o Cine Teatro Cuiabá foi criado na década de 40, com ordens do então interventor do Estado, Júlio Müller. A inauguração do Cine Teatro foi um evento de grandes proporções para a cidade, com direito a mistério sobre o primeiro filme exibido – o que durou meses. Esse espaço para a cultura cuiabana já recebeu artistas de renome como Ângela Maria e o grupo Los Panchos. Em 1984 ele é tombado como Patrimônio Histórico, mas em 1997 é fechado por falta de estrutura, sendo reaberto em 2006, fechado novamente em 2015 e abrindo as portas de vez em 2016.

Serviço:

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro, Cuiabá. Informações nohttp://cineteatrocuiaba.org.br/ e pelo telefone (65) 2129-3848.

cine-teatro
cine-teatro

2 – Teatro Zulmira Canavarros

Caçula nessa lista, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros foi inaugurado em 2014. Localizado ao lado da Assembleia Legislativa, ele tem capacidade para 769 expectadores e acessibilidade para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. O nome do teatro é uma homenagem à compositora, pianista e dramaturga Zulmira Canavarros, mulher forte que lutou por direitos iguais para homens e mulheres e também para o acesso à cultura pelo povo.

Serviço:

Avenida André Maggi, 6, Centro Político Administrativo, Cuiabá. Informações pelo (65) 3313-6876.

teatro-zulmira-canavarros
teatro-zulmira-canavarros

3 – Teatro da UFMT

São quase quatro décadas de história do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, que foi desenhado pelo arquiteto mundialmente famoso Igor Sresnewsky, especialista em acústica, o que garantiu ao espaço a 10ª melhor acústica de teatros no Brasil, superando até mesmo o Teatro Nacional de Brasília. Na inauguração, em 1982, vieram o Cuiabá o então ministro da Educação, Rubem Carlos Ludwig, e a atriz Tônia Carrero. Em 2012 ele entrou em reforma – em uma obra de R$ 8 milhões –, sendo reinaugurado em 2014, com adaptações que incluíram acessibilidade.

Serviço:

Boa Esperança, Cuiabá. Informações pelo telefone (65) 3615-8373.

Teatro UFMT
Teatro UFMT

4 – Teatro do Sesc Arsenal

Só mesmo em Mato Grosso para um antigo arsenal de guerra virar um centro cultural, com direito a teatro. Esse teatro, com 261 lugares, está localizado em um prédio com 186 anos de história.  Em 1989 o Sesc adquiriu o prédio do antigo arsenal e realizou reformas, com abertura para a população em 2001 e melhorias em 2009 com a inclusão de vários espaços que possibilitam a realização de diversos eventos culturais.

Serviço:

Rua 13 de Junho, s/n, Centro Sul, Cuiabá. Informações pelo (65) 3611-0550.

Teatro Sesc Arsenal
Teatro Sesc Arsenal

5 – Espaço Cultural Liu Arruda

Inaugurado em 2009, o Espaço Cultural Liu Arruda fica no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foi criado para ser mais um local de divulgação da cultura brasileira. O espaço foi adaptado para se transformar em um teatro, onde antes funcionava o plenário do TCE. São 380m², com 168 lugares – o menor da nossa lista –, palco de 107m² e uma tela de cinema para completar o pacote. Já o nome é uma homenagem à cultura mato-grossense, através do humorista que se inspirava na cuiabania para criar personagens.

Serviço:

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, 01, Centro Político Administrativo, Cuiabá. O telefone para contato é o (65) 3613-7550.

Espaço Liu Arruda
Espaço Liu Arruda