Capoeira: conheça 5 benefícios da modalidade e saiba onde praticar

capoeira

Esporte, luta, dança, música, brincadeira e cultura popular. A capoeira, luta criada no Brasil pelos escravos africanos da etnia banto, é praticada por mais de 8 milhões de pessoas no mundo (6 milhões só no Brasil) e se caracteriza pelos movimentos ágeis e a música cadenciada que a acompanha.

Criada no século 17, a luta foi proibida por mais de 100 anos, mas nunca deixou de ser praticada. Em Cuiabá, são vários os centros de treinamento onde é possível aprender a prática, sempre com baixo custo.

Hoje é o Dia do Capoeira e para celebrar, o Guru separou 5 benefícios da capoeira e 5 locais onde praticar a modalidade na capital.

capoeira história
capoeira história

1 – Respeito pelo próximo

A capoeira desenvolve o respeito, a tolerância com o semelhante. O movimento entre as duas pessoas precisa ser cuidadoso para não machucar o outro. Para as crianças é uma lição muito valiosa que elas levam para a vida.

2 – Define o corpo

A capoeira é também considerada uma das melhores atividades para quem quer manter a forma e “desenhar” o corpo, o que, também, muitas vezes ajuda a elevar a autoestima

3 – Mais flexibilidade

Os movimentos exigem e desenvolvem a flexibilidade no corpo, quase que como os movimentos de ioga e trabalham o alongamento de forma lúdica.

4 – Ajuda a liberar o estresse

A capoeira serve de válvula de escape aos mais estressados, liberando toda a carga de cansaço e fadiga de forma saudável e mais leve.

5 – Amplia o conhecimento

Capoeira também é cultura! O praticante aprende a origem, as tradições celebradas em músicas e canções.

capoeira
capoeira

Veja 5 locais para se praticar a capoeira:

1 – Capoeira Nagô

O professor Hernandes recebe os alunos a partir de 7 anos, na Associação de Moradores do Bairro Campo Velho, independente do sexo. Para auxiliar nos custos das aulas, os alunos contribuem com uma taxa mensal de R$ 50, para a realização de aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h20.

Serviço:

Centro Comunitário do Bairro Campo Velho, avenida Governador Pedro Pedrossian, s/n, Campo Velho, Cuiabá. Mais informações pelo (65) 99236-4950.

2 – CT Sendero Capoeira Panarotto

Registrado no Cadastro Nacional de Capoeira, esse Centro de Treinamento (CT) tem a liderança do contramestre Biro e aulas para pessoas a partir de 7 anos. O treinamento é gratuito, só é necessário adquirir o uniforme. As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, a partir das 20 horas.

Serviço:

Rua 64, 2ª Etapa, CPA IV, Cuiabá. Informações pelo (65) 99275-4368.

3 – CT Sendero Capoeira Nova Canaã

Outro trabalho social com aulas gratuitas ocorre no bairro Nova Canaã, com o professor Evandro, que pega pesado nas primeiras aulas para que o aluno consiga atingir o seu potencial. É necessário apenas a compra do uniforme e os treinos são realizados às terças e quintas-feiras, das 20h30 às 21h, para crianças com mais de 7 anos e adultos.

Serviço:

Centro Comunitário, Rua Nova Canaã, s/n, Três Barras, Cuiabá. Mais informações pelo 99211-0887.

capoeira
capoeira

4 – CT Sendero Capoeira Jardim Vitória

No Jardim Vitórias, as aulas gratuitas são realizadas no Centro Comunitário, para crianças, adolescentes e adultos, a partir dos 7 anos. Para participar, basta chegar e conversar com a coordenação do grupo e adquirir o uniforme.

Serviço:

Centro Comunitário do Jardim Vitória, Avenida B, s/n, Jardim Vitória, Cuiabá. Informações pelo (65) 99246-4406.

5 – CT Sendero Capoeira Parque Atalaia

Liderados pelo professor Richard, os alunos desse centro de treinamento se reúnem no lar do grupo de siriri Flor do Atalaia. Não é cobrada nenhuma taxa, apenas a uniformização. Podem participar crianças a partir de 6 anos, porém, para os pequenos que tiverem muita força de vontade também podem tentar uma vaga.

Serviço:

Rua C, 250, Parque Atalaia, Cuiabá. Informações pelo telefone (65) 99248-1212.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui