Dia do Orgulho LGBTI: muitas conquistas, mas ainda falta respeito

dia-do-orgulho-lgbt

“Nós existimos e votamos. Datas como essa servem para dar visibilidade à nossa luta”. A afirmação do presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, o empresário e colunista social Valdomiro Arruda, mostra a motivação para a celebração do Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), no dia 28 de junho.

A data relembra o levante contra a perseguição à comunidade LGBTI em Nova York em 1969, quando surgiram os primeiros protestos contra a discriminação da polícia, que os prendia sob a alegação de “conduta imoral”. Mesmo com os avanços na luta por respeito, em 73 países se relacionar com uma pessoa do mesmo sexo é considerado crime e em 10 deles (Iêmen, Irã, Iraque, Arábia Saudita, Mauritânia, Qatar, Nigéria, Somália, Sudão e Emirados Árabes) a morte é a punição.

Parada-LGBT-1
Parada-LGBT-1

No Brasil, apesar de não ser crime, não ter a chamada sexualidade heteronormativa (se sentir atraído por alguém do sexo oposto) é motivo para agressões (psicológicas e físicas) e ainda ter direitos negados, como no caso do promotor Henrique Limongi, da 13ª Promotoria da Comarca de Florianópolis, que tenta anular casamentos homoafetivos (foram 21 recursos do tipo nos últimos três anos) alegando que a Resolução 175, do Conselho Nacional de Justiça não pode ser maior do que a lei (onde está escrito que o casamento é entre homem e mulher).

LGBT
LGBT

Para Valdomiro Arruda, ainda existe muito para se conquistar e a imprensa tem papel importante nesse processo. “Temos muitas conquistas, mas muitas vezes quando sai uma notícia sobre a comunidade LGBTI é de forma pejorativa, como o ‘traveco’. É preciso usar uma linguagem mais positiva e respeitosa, o que é o objetivo do manual. Esse é um ano de campanha eleitoral e nós somos cidadãos, votamos, cumprimos os nossos deveres. Vamos cobrar dos candidatos que debatam sobre a LGBTIfobia e queremos que se posicionem”.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui