Cursos de música e canto em Cuiabá: onde aprender a tocar e a cantar

Violão

O filósofo Confúcio já dizia que “a música produz um tipo de prazer que o ser humano não consegue viver sem”. Aprender a tocar um instrumento musical traz benefícios como aumentar a capacidade de memorização, ensina perseverança, melhora a coordenação motora e alivia o estresse. O aprendizado depende da aptidão, instrumento escolhido e tempo de prática, mas em alguns meses é possível se divertir e aproveitar com os amigos.

Está animado para aprender a tocar um instrumento ou aperfeiçoar o canto? O Guru da Cidade te mostra onde fazer cursos da área em Cuiabá. Prepare as baquetas/palhetas e aguce os ouvidos para a nossa lista.

1 – Conservatório Dunga Rodrigues

Com 26 anos de atividade, o Conservatório tem o nome da Profª. Maria Benedita Deschamps Rodrigues, mais conhecida como Dunga, que era escritora, compositora, pianista e membro da Academia Mato-grossense de Letras. Estão disponíveis aulas para crianças a partir de 04 anos (musicalização infantil) e cursos livres (para aprendizado sem cronograma regular) de instrumentos como piano, teclado, violão, violino, bateria, técnica vocal, canto, guitarra, entre outros.

Eles também oferecem curso técnico com duração de três anos (com certificação do Ministério da Educação) e curso fundamental para alunos de 06 e 14 anos com certificação pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

Serviço:

Avenida Dom Bosco, 1789, Goiabeiras, Cuiabá. Mais informações pelo telefone: (65) 3621-1339 e no site 

Conservatório Dunga Rodrigues
Conservatório Dunga Rodrigues

2 – Instituto de Guitarra de Cuiabá

No Centro de Cuiabá, o Instituto de Guitarra de Cuiabá (ICG) oferece cursos de guitarra acústica e elétrica, com o guitarrista Manoel Izidoro. Em funcionamento desde 1989, a escola afirma ter formado mais de 1.500 alunos, além de ter realizado 2.350 eventos de apresentação como recitais e gravações com os cursistas.

Serviço:

Rua 24 de outubro, 491, Centro, Cuiabá. Telefone: (65) 3359-3461 e site 

Instituto de Guitarra de Cuiabá
Instituto de Guitarra de Cuiabá

3 – Studio Volume

Além de aulas clássicas como musicalização infantil, piano, guitarra, violino, bateria, contrabaixo e canto, no Studio Volume é possível aprender instrumentos da música raiz como sanfona e viola caipira. Ao todo são mais de 30 cursos, com salas de ensaio com tratamento acústico e estúdio de gravação para quem quiser dar passo além no aprendizado.

Serviço:

Rua Diogo Domingos Ferreira N° 522, Bandeirantes, Cuiabá. Informações nos telefones: (65) 3365-4050 e 99239-8300 ou no site

crianças aprendendo instrumento
crianças aprendendo instrumento

4 – Bateras Beat Cuiabá

Nem só de bateria vive o Bateras Beat, mas além desse instrumento, os alunos podem aprender a tocar guitarra, contrabaixo, violão e piano. A instituição faz parte da maior franquia de escolas de músicas da América Latina e entre os diferenciais oferece instrumentos para as aulas (o aluno pode comprar depois). Eles também agendam aulas grátis, para os interessados poderem ter o gostinho pelo instrumento antes de escolher.

Serviço:

Avenida Senador Filinto Muller, 829, Quilombo, Cuiabá. Outras informações pelos telefones (65) 3637-1634 e 99994.6505 ou no site

Bateras Beat Cuiabá
Bateras Beat Cuiabá

5 – Curso de extensão UFMT

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão disponíveis aulas para jovens e adultos (a partir de 16 anos) de técnica vocal, flauta doce, violino, viola caipira, violão, teoria e percepção musical, em diferentes níveis. O curso faz parte de um projeto de extensão, que abre as inscrições para novas turmas de 09 a 18 de julho (não perca!), com pagamento semestral de R$ 400 (o melhor custo-benefício entre as opções).

Serviço:

As inscrições devem ser realizadas no site www.ufmt.br/caext, onde será disponibilizado um link para emissão do boleto. Mais informações pelos telefones 3615-8406 (das 14h às 17h) e 3615-8405 (das 18h30 às 21h30).

UFMT
UFMT

 6 – Graduação em Música

Para quem gosta mesmo dessa área e deseja seguir essa carreira, a UFMT oferece duas opções de cursos de ensino superior: bacharelado e licenciatura. Para o bacharelado, o objetivo é formar músicos profissionais, que podem escolher entre regência, clarineta, violino, canto, violão e composição (mas é preciso fazer uma prova teórica e prática). Já a licenciatura forma educadores musicais, que alia a parte prática com a pedagógica, podendo trabalhar em escolas de ensino regular. Os dois cursos têm duração de quatro anos e o ingresso ocorre por meio do Enem.

Tem mais alguma sugestão que não entrou na nossa lista? Compartilhe com a gente nos comentários.

UFMT graduação
UFMT graduação
Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui