Será que a escravidão realmente acabou? Confira 5 filmes que falam sobre o tema

bolivianos escravidão

No dia 13 de maio, o Brasil comemora os 130 anos da abolição da escravidão, também conhecida como Lei Áurea. Apesar da data e do significado bonito, a realidade dos mais de 700 mil escravos libertos foi de abandono, falta de oportunidade e segregação. As consequências disso podem ser vistas no racismo que ainda persiste em nosso país, como o caso recente da fotografa cuiabana xingada em um aplicativo de mensagem apenas por ser negra.

trabalho escravo
trabalho escravo

Além do racismo enraizado na nossa sociedade, a escravidão ainda não é coisa do passado brasileiro. Em Mato Grosso, nas fiscalizações do Ministério do Trabalho, centenas de pessoas já foram resgatadas de trabalho análogo à escravidão, vivendo em barracos, com pouca comida e condições de higiene precárias. Também não são raros os casos de bolivianos trabalhando como escravos em confecções paulistas, haitianos em condições sub-humanas prestando serviços para construtoras.

Trabalho escravo. Crédito: Jesse Orrico/Unsplash
Trabalho escravo. Crédito: Jesse Orrico/Unsplash

O tema é amplo e precisa ser falado, debatido, discutido. Vários filmes abordam o tema e o Guru da Cidade preparou uma lista com dicas para você saber mais sobre o assunto.

1) Quilombo

A produção franco-brasileira de 1984, com direção de Cacá Diegues, conta a história de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros da história do país. O filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

2) Quanto vale ou é por quilo?

Outro filme brasileiro nessa lista, essa obra é de 2005 e faz uma comparação entre a situação dos escravos no Brasil colonial e a venda da imagem da pobreza através de ONGs e o “marketing social”.

3) Besouro, o Filme

No interior na década de 1920, apesar da abolição da escravatura ter acontecido há mais de 30 anos, os negros continuavam sendo tratados como escravos. Nesse cenário surge Besouro, que aprendeu capoeira com seu tutor na infância e a usa para defender seu povo.

4) O Lado Negro do Chocolate

Nesse documentário, o jornalista dinamarquês Miki Mistrati denuncia o trabalho infantil por trás das plantações de cacau na Costa do Marfim, maior produtor de cacau do mundo. Com câmeras escondidas, ele mostra os pontos de tráfico de crianças na África e as plantações nas quais elas são forçadas a trabalhar.

5) Terminal 3

Esse documentário mostra uma das ocorrências mais dramáticas de trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Mais de 100 trabalhadores vindos de Pernambuco foram escravizados em 2003 nas obras do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui