Compras por compulsão: confira 5 dicas para não entrar nesta cilada

compras

Não seja aquela pessoa da roda que está sempre ostentando sacolas no shopping, com a casa cheia de objetos que não usa e mesmo assim, sempre reclama da falta de dinheiro, dizendo que as contas não fecham e que não sabe o que fazer para o salário esticar.

Ter inteligência financeira não é fácil e por este motivo, o Guru separou algumas dicas para você evitar as compras por impulso e como consequência, o desequilíbrio financeiro, que pode causar problemas emocionais sérios. Veja o que fazer para evitar excessos:

1 – Compra e emoção não combinam

Tá nervoso? Não vá comprar! Esta é a regra, pois muitas vezes estamos tristes, frustrados ou com aquele sentimento de solidão e resolvemos descarregar todas as questões emocionais em roupas, produtos eletrônicos e até mesmo joias. Existem pessoas que chegam a se endividar com parcelas não programas a perder de vista.

Então, lembra-se: se o coração não está legal, afaste-se das tentações porque uma despesa a mais pode descontrolar o orçamento e piorar ainda mais a situação emocional.

compras
compras

2 – Não seja imediato

Passou na frente de uma loja e viu aquela peça que amou. Espere, respire, volte para casa e se depois de alguns dias, se você ainda quiser o produto, refaça o orçamento e veja se consegue encaixá-lo nas despesas.

Isto serve para qualquer compra porque nem sempre o desejo é uma real necessidade. E muitas vezes, depois de pensar um pouco mais, passamos a ficar mais céticos e percebemos que aquilo nem fez falta.

exagero nas compras
compras

3 – Fique atento ao que você tem em casa

Isto faz parte de um processo de autoconhecimento. Você precisa observar com um olhar crítico a sua casa. Quantas peças estão entulhando o guarda-roupa e não são usadas? Quantos eletrodomésticos ficam subutilizados na cozinha? Quanta comida acaba no lixo?

Caso a respostas para todas as questões torne-se uma lista, é bom ampliar a vigilância e perceber que você pode está virando um acumulador. Sabe aqueles caras que aparecem nas séries de TV que entopem a casa de objetos? Eles começaram de algum jeito, não é mesmo?

closet
closet

4 – Sem dinheiro, sem gastos

Caso sua compulsão por compras seja algo muito forte, deixe cartões de crédito e cheques em casa. Ou seja, saia de casa apenas com o dinheiro que pretende gastar no passeio, assim, você terá que voltar outro dia para efetuar a aquisição, o que significa tempo extra para pensar.

Outra dica importante é fazer uma lista e segui-la rigorosamente, principalmente em supermercados. Não é legal desperdiçar comida em um mundo onde muitas pessoas passam fome, sem contar o fato de ser perda de dinheiro que poderia ser empregado em outras coisas.

gastos com cartão
gastos com cartão

5- O controle exagerado pode ser penoso

É legal deixar sempre um gordurinha no orçamento para comprar umas besteirinhas e também para fazer um passeio bacana. Vale a pena e faz bem ao coração você se presentear de vez em quando. Toda cobrança exagerada acaba resultando em rebeldia e as pessoas não trabalham só para comer e pagar contas.

exagero nas compras
exagero nas compras
Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui