Notícias

Não posso viver sem meu celular! Você é viciado em redes sociais?

bigstock-213020224

Por Guru da Cidade

Imagine a seguinte situação: Você ganhou uma viagem exclusiva para uma ilha paradisíaca, com direito a um acompanhante por três dias. Porém, não poderá levar seu celular para postar fotos dos seus momentos incríveis e nem ter acesso ao que seus contatos estarão fazendo. O que você faria?

Resposta 1: Três dias de descanso com tudo pago e a melhor pessoa do lado, quem precisa de celular?

Resposta 2: Qual o sentido de ir para um lugar maravilhoso e não contar a ninguém? E se eu ficar entediado? E se o meu acompanhante me chatear? E se…

Se a sua resposta for a número dois lamento dizer, mas você é um viciado em redes sociais. E o que isso quer realmente quer dizer?

Workaholic
Workaholic

Questionada sobre se isso poderia ser uma patologia, a coach e terapeuta sistêmica Milena Neris diz que é preciso entender o que está por trás da necessidade desse mundo virtual. “Uma pessoa que entra em desespero porque ficará algum tempo desconectada, pode sim ter uma patologia, mas o que precisa ser observado é o que está por trás desse desespero.”

Dedicar tanto tempo as redes sociais pode gerar frustrações e segundo Milena é preciso saber lidar com isso. “Em um mundo onde a felicidade pode ser criada por meio de um “clique”, não nos permitimos expor nossas inferioridades. Ser verdadeiro em um mundo de aparências pode ser ousado demais e poucos estão preparados para revelar sua vida de verdade”.

Ficou preocupado com a qualidade do tempo em que passa conectado? Então veja essas cinco dicas que a Milena revelou para o Guru.

1 – Moderação

Tem um mundo real fantástico logo à nossa frente, com pessoas que se abraçam e se acolhem, onde o pôr-do-sol encanta aos olhos, e não à tela do celular.

por do sol
por do sol

2 – Faça acordo consigo mesmo

Por exemplo: a cada uma hora vou fazer uma pausa de 05 minutos para olhar as redes sociais.

3- Conheça-se

Observe do que está fugindo do mundo real que te leva a navegar no mundo virtual. Você está num emprego que não te agrada, em um relacionamento sufocante?

meditação
meditação

4 – Pratique meditação

Meditação proporciona uma conexão consigo, pois te leva a relaxar o corpo e desacelerar a mente.

amor próprio
amor próprio

5 – Ame-se

Dedique tempo e carinho a si próprio e as redes sociais serão apenas uma pequena parte do que te faz bem.