Notícias

Tá na rede: conheça 5 cuiabanos que fazem sucesso no Youtube e aprenda como se tornar um deles

Young Woman Recording Content For Her Blog.

Por Guru da Cidade

Com mais de um bilhão de usuários, o Youtube está presente em 88 países e disponível em 76 idiomas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pela Google Brasil, o consumo dessa plataforma faz parte da rotina de 69% das pessoas que assistem TV no país, o que torna compreensível o crescimento exponencial de produtores de conteúdo e justifica o sucesso dos youtubers.

Na grande Cuiabá, jovens e adultos  também fazem parte desse grupo de usuários que se destacam com seus canais.

Guru fez a seleção de sete nomes que estão bombando.

Confira a lista:


1- Manu e Flavia (Manuele Souza e Flávia de Moura) 1,8 milhões – 212.563.181 visualizações

As primas de 16 e 15 anos, moradoras do bairro Osmar Cabral em Cuiabá, bombam no Youtube com os vídeos que mostram de forma engraçada a rotina das duas. Elas também produzem quadros como “Expectativa x Realidade” e “Rico x Pobre”.


2- Artesanato Maria Figueiredo – 251 mil inscritos – 20.285.246 visualizações

Artesanatos com garrafa pet, artes em EVA, bolsa feita com caixas de leite são algumas das ideias que a cuiabana Maria Figueiredo compartilha em seu canal no Youtube.


3- Mirian Silva – 55 mil inscritos – 11.122.590 visualizações

As atividades do dia a dia de uma dona de casa e mãe são constantes nos vídeos do canal da Mirian Silva. Além disso ela ainda dá dicas de artesanatos, receitas entre outras.


3 – Ricardo Sanches – 4 mil inscritos – 120.501 visualizações

Tecnologia, design e marketing digital são os principais assuntos do canal do publicitário paranaense que mora em Cuiabá há 13 anos.


4- E aí Bora Comigo?! (Mayara Oliveira) – 2,2 mil inscritos 188.583 visualizações

A várzea-grandense de 24 anos apresenta as belezas naturais de Mato Grosso para o mundo por meio do canal “E aí Bora Comigo?!”.


5- Canal Pixé (Tania Rauber) 605 inscritos – 35.496 visualizações

 Mostrar como é viver em Cuiabá e em Mato Grosso é o objetivo do canal Pixé da jornalista Tania Rauber.


Quer se tornar um youtuber? Confira algumas dicas:

1- Fale sobre o que você gosta – Assim você se sente mais confortável diante das câmeras.

2- Abuse da criatividade – Hoje o YouTube abriga vários tipos de canais, então depois de escolher o seu tema, comece a explorar ideias e criar algo novo.

3- Coloque suas ideias no papel – Escolha o melhor método para desenvolver qualquer assunto diante de uma câmera: crie um roteiro, faça anotações em um quadro, escreva tópicos para lembrar dos assuntos a serem tratado.

4- A atualização do canal será seu compromisso – No início do seu vlog, escolha um dia da semana e se organize para ter o vídeo prontinho para ser postado no YouTube. Depois você poderá aumentar a quantidade de vlogs, incluindo quadros e respondendo tags, atividades muito comuns dos youtubers. Só não deixe de cumprir as datas que você prometeu aos seguidores!

5- Fique de olho em todas as redes – O YouTube permite muita interação nos comentários e calcula seu número de inscritos, que recebem notificações por e-mail toda vez que saem vídeos novos no canal. Mas não se esqueça que ainda tem gente no Facebook, Twitter ou Instagram que precisa ser avisada das novidades por meio dessas redes.

6- Ouça seu público – Tendo o principal assunto do canal definido, será mais fácil reunir o público interessado. Mas nada de entrar na zona de conforto e só esperar pelas visualizações.

7- Escolha o melhor cenário – É importante ter um lugar calmo e sem muito barulho, onde você possa ter certeza que não será interrompida durante a gravação. Este local será seu cenário pelo menos no começo do seu vlog, então avalie se há boa iluminação e aposte numa decoração divertida.

8- Trabalhe com o que puder – Não precisa gastar horrores em câmera, microfone, iluminação e outros tipos de equipamentos profissionais, este é um investimento que deve ser pensado de acordo com o crescimento e necessidade do seu canal.

 

*Com informações do TecMundo