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Corpo violão: veja 5 opções de exercícios pra quem quer entrar em forma

Smiling men and women doing high five in gym. Group of young peo

Por Guru da Cidade

David Rocha - personal trainner
David Rocha – Educador físico

Se malhar perna, bíceps, costas e bumbum não está na sua lista de exercícios favoritos na academia, que tal fazer outros por lá mesmo? Estes espaços vão muito além dos aparelhos de musculação e oferecem opções que também geram benefícios para a saúde ao mesmo tempo que proporcionam bem-estar.

De acordo com o profissional de Educação Física, David Rocha, existem outras opções de exercícios para quem quer passar longe das academias, embora muitas delas já ofereçam estas modalidades em suas aulas coletivas, como yoga, bike, dança, lutas, corrida e Crossfit.

Embora muita gente não goste, David aconselha: nenhuma atividade vai gerar tantos benefícios quanto a musculação. “Com ela pode-se prevenir a perda da massa muscular, controlar a glicemia em diabéticos, bem como a hipertensão arterial. Além disso, se associada a uma dieta equilibrada, também emagrece. Por isso, a indicação é fazer a aula que gosta e também separar um tempinho para a musculação”, completa.

Confira:

1) Yoga

A prática do yoga trabalha a mente e o corpo. Além de alongar os músculos, melhorar a qualidade de vida e aumentar a capacidade de concentração e criatividade. O yoga ainda reduz o estresse, regula o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório, melhora o sono, promove a permanente sensação de bem-estar, equilibra a produção hormonal e fortalece o sistema imunológico.

yoga


2) Bike

A aula de bike é uma das melhores aulas para melhorar o condicionamento cardiorespiratório e também para emagrecer. Mas antes de começar, como qualquer exercícios exige, procure o seu médico e garanta que está apto para fazer a aula, especialmente pela saúde do seu joelho. A aula é intensa e no começo, você pode não conseguir acompanhar o professor, mas logo entrará no ritmo.


3) Dança

Além de ajudar a manter o corpo e a saúde, a dança pode ser um alívio para o estresse do dia a dia. Extremamente prazerosa, ela aumenta a flexibilidade, melhora o condicionamento aeróbico e a coordenação motora, ajuda a perder peso, fortalece a musculatura, protege as articulações, atenua dores, previne problemas posturais e de artrose, combate a depressão e a timidez, combate o estresse e ajuda a relaxar. O bacana é que existem diversos estilos e ritmos de danças, como zumba, dança contemporânea, ballet, dança de salão, samba de gafieira, axé, funk e muitas outras.


4) Lutas

O Muay Thai, por exemplo, é uma ótima alternativa para perder peso e tonificar os músculos. Isso porque é comum a prática de exercícios aeróbicos, como corrida, polichinelos e pular corda, nas aulas. Outro benefício da luta está relacionado com a melhora no condicionamento físico e controle respiratório, além do aumento de flexibilidade dos músculos e do autocontrole. Por ser bem intenso, o Muay Thai ainda pode ajudar o sistema imunológico a funcionar melhor.


5) Natação

A natação é um dos melhores esportes para quem quer fugir da academia. Além desse exercício trabalhar o corpo inteiro, envolvendo músculos do braço, perna, ombro, costas e peitoral ao mesmo tempo, ele ainda tem o poder de treinar o controle respiratório e a coordenação motora, provocando o alongamento dos músculos e a flexibilidade nas articulações. Por ser um exercício na água, possui baixo impacto para as articulações.

Com informações do Guia da Semana