De graça: Ano Novo Chinês em Cuiabá terá aulas de Kung Fu, workshop e Dança do Leão

Hanoi, Vietnam

Aulas gratuitas de Kung Fu e Tai Chi Chuan, terapias chinesas, workshop de iniciação à língua chinesa e as danças do Leão e Dragão fazem parte da programação do Ano Novo Chinês, que acontece neste fim de semana, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, no térreo Goiabeiras Shopping. As comemorações, realizadas pelaAssociação Bai Hu de Kung Fu Tradicional, são gratuitas e trarão a tradição chinesa de maneira única em todo o Estado.

A festa mais importante da China celebra o ano 4.716, representado como Ano do Cachorro. O calendário chinês é baseado no ciclo lunar e os chineses consideram cinco estações do ano, ao contrário de quatro como os ocidentais. Para eles, existe primavera, verão, estiagem, outono e inverno. O ano se inicia junto com a chegada da primavera, que ocorre no 1º dia do ciclo lunar, por isso também é conhecido como “Festival da Primavera”.

Ano Novo Chinês na China
Dança do Leão na China

Conforme a professora da associação, Giovanna Lopes Bezerra, assim como no ocidente, o ano novo chinês é uma época de trazer o novo, fazer novos planos, traçar novas metas. “Aqui em Cuiabá faremos pela primeira vez uma festa aberta, pois é uma grande oportunidade para apresentar um pouco da cultura chinesa ao público cuiabano”.

Professora Giovanna Lopes Bezerra
Professora Giovanna Lopes Bezerra

De acordo com o Sifu Washington Bezerra, o ano novo chinês já é celebrado com grandes festas em várias cidades do Brasil, a maior delas no bairro da Liberdade em São Paulo. “Por isto, estamos felizes em inserir em Mato Grosso no calendário nacional de comemorações por este evento que tem muita importância na China. Esperamos tornar isso uma tradição cada vez mais forte aqui no Estado”.

Entre as técnicas que serão apresentadas durante o evento estão as aulas de Kung Fu, ministradas pelos professores no Goiabeiras Shopping . “Quem nunca pensou em fazer Kung Fu poderá experimentar e se apaixonar. Além da arte marcial, o ensino básico do Mandarim e também dos significados dos símbolos chineses serão apresentados durantes as aulas, pois entendemos que é importante a contextualização da cultura para cada aluno entender esse universo”, ressalta Bezerra.


Confira a programação completa, que será realizada no térreo do shopping:

  • 16 de fevereiro (sexta-feira)

19h – Abertura com a Dança do Dragão e do Leão

19h30 – Palestra sobre o significado do Ano Novo Chinês

20h – Festa de confraternização do Ano Novo, com comidas típicas

  • 17 de fevereiro (sábado)

15h – Aula aberta de Kung Fu Tradicional

16h – Aula aberta de Tai Chi Chuan

17h – Oficina de caligrafia chinesa

19h – Apresentações de Kung Fu

  • 18 de fevereiro (domingo) 

15h – Apresentações de kung fu – armas chinesas

16h – Aula aberta de Tai Chi Chuan

17h – Aula aberta de Kung Fu Tradicional

18h – Workshop de iniciação à língua chinesa

19h – Encerramento com a Dança do Leão

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui