Dia da Cruz: descubra o significado do símbolo em diferentes culturas

cruz

A cruz é um símbolo universal muito antigo e já esteve presente em inúmeras culturas, crenças e religiões ao longo da história. Embora seja muito conhecida como símbolo cristão, a cruz já era utilizada por povos da antiguidade, do período neolítico. Posteriormente, foi usada por egípcios, gregos, celtas e astecas.

Mas de fato o que a cruz simboliza? No dia dela, 14 de setembro, o Guru foi em busca de respostas. Venha descobrir os segredos deste símbolo tão sagrado!

1) Cruz Cristã

cruz-crista-2
Foto: Divulgação

É o símbolo mais famoso do cristianismo, usado como uma lembrança do sacrifício feito por Jesus Cristo pela humanidade. Também representa a vitória do Filho de Deus sobre a morte e pode ser apresentada com a imagem do próprio Cristo crucificado (nesse caso, leva o nome de crucifixo). Católicos romanos, ortodoxos orientais, alguns ramos do luteranismo e do anglicanismo muitas vezes fazem o sinal da cruz sobre si mesmos como demonstração de fé pela respectiva doutrina.


2) Tau

Foto: Divulgação

Símbolo muito antigo, esta cruz é o sinal de três grandes divindades: o deus do Sol, na mitologia suméria, o deus romano Mithras e o deus grego Átis. Segundo as lendas, todos eles morreram e foram ressuscitados, o que remete ao Sol, que se põe todas as noites e nasce novamente no dia seguinte.


3) Cruz Ankh

ankh_egito
Foto: Divulgação

A cruz Ankh simboliza a eternidade, a chave da vida. Era um símbolo utilizado pelos nobres e faraós com o intuito de lhes trazer proteção. É representada de forma ovalada, com uma alça fechada na ponta superior vertical. Representa também a união do masculino e do feminino pela junção das pontas que forma um cordão, ou seja, a vida em sua totalidade ou a unidade fundamental.


4) Cruz de Malta

Foto: Divulgação

A cruz de Malta, cruz de Amalfi ou cruz de São João, é o símbolo da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários ou Ordem de Malta. Suas oito pontas representam os oito deveres dos cavaleiros dessa ordem militar cristã. Por isso, é utilizada por várias organizações religiosas.


5) Cruz Celta

cruz-celta
Foto: Divulgação

A cruz celta ou cruz céltica representa a espiritualidade focada na criação. Além disso, simboliza fertilidade e é utilizada como um talismã. Trata-se de um símbolo do povo celta que passou a ser utilizado pelas igrejas protestantes. Simboliza nascimento, morte e ressurreição de Jesus.


6) Cruz Inca

cruz-inca
Foto: Divulgação

A cruz Inca, também conhecida por chakana ou cruz andina, é um símbolo primitivo dos povos andinos dos Andes Centrais. Representa uma escada de quatro lados, que forma um quadrado. Possui quatro pontos principais, simbolizando as quatro estações do ano, os quatro elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar), e os quatro pontos cardeais. Ao todo, a cruz Inca possui doze pontos, cada um dos quais divididos em terços: três mundos, três animais, três afirmações e três condutas.

Retirado dos sites: Mundo Estranho e Dicionário de Símbolos.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui