Amazônia: 5 filmes que retratam a maior floresta tropical do mundo

Rio amazonas

Nas últimas semanas os olhos do mundo se voltaram novamente para a maior reserva de biodiversidade do mundo: a Amazônia. Isso depois da autorização, decretada pelo presidente Michel Temer no último dia 23 de agosto, para a atividade mineradora em 21% da área da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca).

A decisão gerou protestos em âmbito internacional encabeçados por personalidades como a modelo Gisele Bündchen e o ator Leonardo DiCaprio, além de inúmeros artistas brasileiros. Fato que fez com o que o governo optasse por suspender a medida por 120 dias, além de abrir debate pela sociedade.

gisele
Gisele Bündchen, um das celebriddes defensoras da Floresta Amazônia

O tamanho do problema

Considerada o pulmão do mundo, a Amazônia leva umidade para toda a América do Sul, influencia no regime de chuvas, contribui para estabilizar o clima global, tem a maior biodiversidade do planeta e papel fundamental na economia do Brasil.

Mesmo assim, muitos brasileiros têm, no seu imaginário, uma Amazônia tão distante quanto a Antártida. E quando ouvem falar de ameaças e pressões sobre a floresta, muitos não veem qualquer relação consigo. Neste dia 05 de setembro, quando é celebrado o Dia da Amazônia, o Guru da Cidade traz 5 sugestões de filmes para quem quer entrar mais fundo nesta questão.

Confira!

O Abraço da Serpente (2016)

A fama de fonte inesgotável para a biotecnologia da Amazônia inspira essa história de um cientista doente que busca na floresta uma planta que pode curá-lo. Indicado ao Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro, é baseado nos diários dos cientistas Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes e tempera ciência com misticismo.]


Amazônia Eterna (2014)

Para quem pretende temperar leveza com mais informação, esse documentário apresenta uma floresta de verdade, ao menos sob determinado ponto de vista. Contempla iniciativas que aliam com sucesso ecologia e economia. O filme tem patrocínio da Vale, mineradora que atua na região, mas optar por focar em atividades sustentáveis.


Amazônia S/A (Sociedade Anônima) (2015)

O documentário foi gravado entre julho de 2014 e março de 2015, com objetivo de revelar as diversas faces da Amazônia ainda desconhecidos da maioria dos brasileiros. Além de tratar do papel fundamental da floresta para o futuro do clima e da economia do Brasil, a série aborda alguns de seus principais problemas, como o desmatamento ilegal, a regularização fundiária e as obras de infraestrutura sem o devido estudo de impacto ambiental.

Episódio 1

Episódio 02

Episódio 3

Episódio 04


A Floresta de Jonathas (2013)

Uma família que sobrevive na atividade tipicamente extrativista na Amazônia, colhendo e vendendo frutas regionais tem contato com turistas globais em busca de aventuras na floresta a partir de uma barraca de frutas na beira da estrada. A experiência de um acampamento na selva promove um encontro com a natureza e todas suas faces.


Fitzcarraldo (1982)

Movido pelo sonho de construir um teatro de ópera no meio da selva, o protagonista se lança em uma série de empreendimentos na selva, de uma estrada de ferro até uma fábrica de gelo. A logística faz todos fracassarem, mas ele ainda teima em levar um barco de 340 toneladas pela floresta amazônica, tentando uma nova rota para transportar borracha.

Dicas colhidas da  coluna de Marta Sfredo – jornal Zero Hora

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui