Cinema alternativo: Semana tem Mostra de Cinema Francês

os-invisíveis filme

A partir desta terça-feira (25/07) Cuiabá vai respirar um pouco dos ares franceses durante a Mostra de Cinema Francês Contemporâneo, que será realizada no Cine Teatro Cuiabá. Entre os dias 25 a 28 de julho, oito filmes, selecionados pela cinemateca da Embaixada da França no Brasil, serão exibidos, em duas sessões por dia, às 16h30 e às 19h30. Os ingressos são acessíveis e custam R$4 (inteira) e R$2 (meia).

No Sesc Arsenal e no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também têm opções de filmes.  Confira a programação!

 Cine Teatro Cuiabá

25/07

16h30 – O grande jogo

Pierre Blum, um escritor de quarenta anos que teve seu auge no início de 2000, encontra no terraço de um casino um homem misterioso, Joseph Paskin. Influência política e manipulador carismático, ele leva Pierre em uma estranha jornada que o faz mergulhar num passado que preferiria esquecer, colocando assim sua vida em risco. Em meio a esse tumulto, Peter se apaixona por Laura, uma jovem militante da extrema esquerda.


19h30 – Os invisíveis

Divulgação

Nascidos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, seis franceses contam suas histórias pessoais, vividas em diferentes partes do país ao longo de quase todo o século XX. Embora sejam pessoas comuns, seus relatos refletem as transformações da sociedade nas últimas seis décadas. Sem que tenham optado por uma vida extraordinária, os casais Yann e Pierre, Bernard e Jacques e Catherine e Elisabeth foram desbravadores apenas por terem vivido numa época em que homossexuais eram totalmente discriminados pela sociedade.


 26/07

16h30 – Nem o céu, nem a terra

Divulgação

Afeganistão 2014. Com a retirada das tropas se aproximando, o capitão Antarès Bonassieu e sua equipe recebem a missão de vigilância em um vale remoto de Wakhan, na fronteira do Paquistão. Apesar da determinação de Antarès e de seus homens, o controle do vale isolado lentamente vai caindo de suas mãos. Numa noite escura, os soldados começam a desaparecer misteriosamente no vale.


19h30 – 21 noites com Pattie

21-noites-com-pattie
Filme: As 21 noites com Pattie

A história de Caroline, uma mulher que encurta suas férias para organizar o funeral da mãe, Isabelle, que morreu de repente em sua casa na Pyrenees. Lá, ela faz amizade com Pattie, responsável por cuidar da casa. Mas, a preparação do funeral tem uma reviravolta inesperada quando o corpo de sua mãe desaparece misteriosamente.


27/07

16h30 – A estação de rádio

a-estacao-de-radio
Foto: Divulgação

Um mergulho no coração do Rádio France, descobrindo o que habitualmente escapa aos olhares, os mistérios e as cenas de um meio cuja própria matéria que utiliza – o som – é invisível


 19h30 – Aos 14

aos-14
Filme: Aos 14

Entre a euforia, a rivalidade e a sedução, três jovens navegam pelas primeiras provações de amizade, sexo, festas, intimidação e humilhação. Sarah é uma provocadora, que trilha despreocupadamente seu caminho pela escola e pela vida. Louise toma as rédeas de sua própria vida quando se rebela contra sua mãe e deixa a casa da família. Jade está deprimida desde que brigou com Sarah e Louise durante o inverno. Juntas, elas enfrentarão os tormentos da adolescência para, enfim, encontrarem o seu lugar no mundo. Um olhar sem censura sobre a vida de três meninas aos 14 anos.


28/07

16h30 – Não é meu tipo

Clément, jovem professor de filosofia parisiense, é transferido para o interior por um ano. Longe da agitada Paris, ele não sabe como ocupar seu tempo livre, até encontrar Jennifer, uma humilde cabeleireira, por quem se interessa. Se para ele o mundo é regido por Kant e Proust, para ela a vida é uma grande novela regada a karaokes e noitadas. Um amor improvável floresce.


19h30 – Eu, soldado

Aos 30 anos, Sandrine se vê forçada a voltar para a casa da mãe em Roubaix, no extremo norte da França. Desempregada, ela aceita trabalhar com o tio em um canil, estabelecimento que na verdade funciona como fachada para um grande centro de tráfico de cães da Europa Oriental. Além de juntar um bom dinheiro, em pouco tempo Sandrine conquista autoridade e respeito nesse mundo dominado por homens. Mas às vezes até os bons soldados se recusam a receber ordens. Seleção oficial da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2015.

Centro Cultural UFMT

27/07

19h – Tasogare Seibei

Divulgação

Seibei Iguchi (Hiroyuki Sanada) é um samurai de 2º escalão que presta serviços ao clã Unasaka. Sua esposa morreu de tuberculose e suas duas filhas, Kayana (Miki Itô) e Ito (Erina Hashiguchi), dependem dele para sobreviver. O divórcio de Tomoe (Rie Miyazawa), seu amor de infância, faz com que entre em confronto com seu ex-marido, um samurai de grande reputação. Após vencer o duelo empunhando apenas uma espada de madeira, Seibei ganha respeito e é convocado a eliminar um poderoso inimigo.


26/07

13h30 – I am divine

Harris Glenn era um jovem menino que gostava de musicais e de se vestir com roupas da sua mãe. Em 1963, ele apareceu pela primeira vez em público vestido de Elizabeth Taylor, uma de suas atrizes preferidas. Após conhecer um grupo de gays hipsters ele começou a roubar, fumar maconha e passar cheques sem fundo. Porém, o que iria realmente mudar o rumo da sua vida era o encontro com John Waters. Os dois juntos desenvolveram um novo tipo de personagem que fugia dos estereótipos buscados pelas drag queens. Criaram uma figura irreverente, ousada, escandalosa, gordinha e com roupas chamativas que quebrava todas as barreiras estéticas femininas e transformistas. Eles criaram Divine.


Sesc Arsenal

27/07

19h30 – CASA GRANDE

(Fellipe Barbosa, Drama, 114min, Brasil, 2015)

casa-grande
Foto: Divulgação

Sinopse: Sônia e Hugo são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean, que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade.

Cinema | 12 anos | Gratuito


28/07

19h30 – ESTÃO TODOS BEM

(Kirk Jones, Comédia Dramática, 99min, EUA/Itália, 2010)

filme-estao-todos-bem
Foto: divulgação

Sinopse: Aposentado e viúvo há alguns meses, Frank Goode aguarda os quatro filhos para uma reunião de família. Mas quando eles desmarcam em cima da hora, Frank decide partir em uma jornada para se reconectar com cada um deles. Só que essa viagem irá revelar muito mais do que ele esperava.

Cinema | 10 anos | Gratuito


29/07

17h30 – UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA

(Jean-Pierre Jeunet, Aventura/Drama/Família, 105min, França/Canadá, 2014)

Divulgação

Sinopse: T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia, ao ganhar um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos EUA, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

Cinema | 10 anos | Gratuito


19h30

QUANDO MEUS PAIS NÃO ESTÃO EM CASA

Divulgação

(Anthony Chen, Drama, 99min, Singapura, 2015)

Sinopse: Singapura, 1997. A rotina da família Lim é modificada com a chegada de Terry, uma empregada doméstica que foi para a cidade sonhando com uma vida melhor. Encarregada de cuidar do 􀏧lho do casal, ela desenvolve uma relação íntima com o menino.

Cinema | 12 anos | Gratuito


30/07

19h30 – MOMMY

(Xavier Dolan, Drama, 139min, Canadá, 2014)

Divulgação

Sinopse: Diane Després é surpreendida com a notícia de que seu 􀏧lho, Steve, foi expulso do reformatório onde vive por ter incendiado a cafeteria local. Os dois voltam a morar juntos, mas Diane enfrenta dificuldades devido à hiperatividade de Steve, que muitas vezes o torna agressivo. Os dois apenas conseguem encontrar certo equilíbrio quando a vizinha Kyla entra na vida de ambos.

Cinema | 14 anos | Gratuito

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui