10 lugares para correr em Cuiabá / Por Célia Alves @tenisesainha

Mulher correndo

Transformar a corrida ou a caminhada em uma atividade prazerosa é muito importante para quem busca uma vida mais saudável, mas depois de algumas semanas esse hábito pode se tornar monótono. Que tal diversificar o local para não cair na rotina? Cuiabá possui muitos lugares propícios para quem quer mexer o corpinho e colocar uns quilômetros na conta. Esta semana, Célia Alves do @tenisesainha vai dar super dicas de onde correr em Cuiabá. Saiba mais no facebook e instagram.

Confira as dicas

1- Parque Mãe Bonifácia

Parque mãe bonifácia
Parque Mãe Bonifácia

Localizado na Avenida Miguel Sutil, o Parque Mãe Bonifácia possui 5 trilhas, sendo a maior delas uma pista asfaltada bem arborizada de 3,4 km, cheia de subidas e descidas, ideal para caminhadas e corridas mais longas, além de pista de areia. O lugar conta com estações de ginástica, banheiros, pontos de hidratação, estacionamento e é possível ver pequenos animais típicos do cerrado como saguis, cutias e aves. Horário de funcionamento: das 6h às 18h.


2- Parque Tia Nair

Este parque está instalado no bairro Jardim Itália e se tornou uma opção de lazer para a população cuiabana. Possui pista plana de 900 metros para corridas e caminhadas, ideal para treinos de tiros ou distâncias curtas. O local possui banheiros, estacionamento, estações de ginástica, bares e lanchonetes. Horário de funcionamento: das 6h às 00h.


3- Parque das Águas

parque-das-aguas
Parque das Águas

Recém-inaugurado, o Parque das Águas está localizado na Lagoa Paiaguás, próximo ao Centro Político Administrativo de Cuiabá, e conta com uma pista de 1,4 km para corrida e caminhada, e ciclovia de 1,6 km. Possui estacionamento, banheiros, restaurante, Food Park e estação de ginástica, além de Túnel de Água e Espetáculo das Águas com shows diários, e wi-fi gratuito. Horário de funcionamento: 24h.


4- Parque Massairo Okamura

Localizado na Avenida do CPA próximo ao bairro Morada do Ouro, este parque possui 2 km de trilhas em meio a uma área de proteção ambiental, e conta com estacionamento e banheiros públicos. Durante o trajeto é possível apreciar suas nascentes e córregos. O local é ideal para treinos mais longos e permite contato direto com a natureza. Horário de funcionamento: das 6h às 18h.


5- Parque Zé Bolo Flô

Situado na região do Coxipó, o Parque Zé Bolo Flô é cortado por 2 pistas de corrida e caminhada que são circundadas por muitas espécies de árvores frutíferas do cerrado. A altimetria da pista de 3,1 km possui algumas elevações, ideal para treinos de força e performance. Conta também com estações de ginástica, ciclovia, campos de futebol, playgrounds, banheiros e lanchonetes. Horário de funcionamento: das 6h às 18h.


6- Ginásio Dom Aquino

Mulher correndo

Reformado recentemente, o Complexo Poliesportivo Dom Aquino está localizado na Avenida Carmindo de Campos e possui pista de corrida e caminhada de 1 km, além de pista de atletismo com 400 metros, ideal para treinos de tiros e velocidade. O local está equipado com aparelhos de ginástica, quadra poliesportiva e de areia, e campos de futebol society. Conta com estacionamento, banheiros públicos e bebedouro para hidratação. Horário de funcionamento: das 5h às 23h.


7- Orla do Porto / Beira Rio

orla do porto
Orla do Porto/Foto: Marcos Bergamasco

Novo espaço de lazer da cidade, a recém-inaugurada Orla do Porto possui uma extensão de 1.350 metros. O local conta com pista de caminhada e ciclovia, área de contemplação, vagas de estacionamento, bares e lanchonetes, e oferece wi-fi gratuito. O trajeto é plano e pode ser utilizado para treinos longos já que o local segue margeando a Avenida Beira Rio. Horário de funcionamento: 24h.


8- UFMT

O campus da UFMT na região do Coxipó é uma ótima opção para os praticantes de corrida e caminhada. Além da pista que passa pelo zoológico local, as calçadas formam um trajeto interessante com ótima altimetria para os treinos. O campus ainda conta com lanchonete, vagas de estacionamento e escadas perfeitas para quem gosta de treinar resistência e força. Horário de funcionamento: 24h.


9- Arena Pantanal

arena
Arena Pantanal

O estádio Arena Pantanal se transformou em uma opção de lazer para cuiabanos e turistas, e oferece um percurso de 1 km no seu entorno ideal para caminhadas e corridas. Possui vagas de estacionamento e está localizado no bairro Verdão. Além disso, a Arena virou point para aluguel de bicicletas, patins e skates, e também barracas de lanches, açaí e água de coco. Horário de funcionamento: 24h.


10-Trail run: Chapéu do Sol / Trilha do DNA / Trilha do Horácio

Para quem gosta de sair do asfalto, existem várias opções de trilhas para corrida trail

– Chapéu do Sol: Região localizada em Várzea Grande, entre a Rodovia Mário Andreazza, Estrada da Guarita e Rio Pari. Possui pistas de asfalto com muitas subidas e descidas, e também estradas de chão em meio a natureza.

trilha do chapeu
Trilha do Chapéu

– Trilha do DNA: ótima opção para treinos de corrida e bicicleta. Localizada na estrada da Chapada (Rodovia Emanuel Pinheiro, km 7), em frente ao Restaurante DNA da Cerveja.

– Trilha do Horácio: Essa trilha agrada corredores e ciclistas, e está localizada no km 28 da Rodovia Emanuel Pinheiro. O ponto de largada é o Restaurante Horácios, e presenteia a todos com lindas paisagens e rios cristalinos.

Lembre-se: correr em trilha exige preparo, equipamentos específicos, e o ideal é estar sempre acompanhado por um grupo.

Escolha a sua opção, e bons treinos!

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui