O primeiro passo: guia prático para dar um basta na preguiça!

CÉLIA ALVES

Por Célia Alves / Perfil do Instagram: @tenisesainha

Se você quer se exercitar mas não sabe por onde começar, prepare-se para receber dicas infalíveis que vão te trazer de uma vez por todas para o lado “fitness da força”:

1º) Vá até uma loja de artigos esportivos e compre o tênis mais caro da prateleira;

2º) Contrate o personal trainer dos “chiques e famosos” pelo olho da cara;

3º) Feche a boca e chupe gelo o dia inteiro;

4º) Esqueça todas as bobagens que você acabou de ler… pegadinha do malandro!!!

Não existe receita pronta para dar o primeiro passo. O que tem que existir é muita força de vontade, disciplina e um pouquinho de persistência. Vou confessar: não é nada fácil sair do ponto-morto e engatar uma rotina de exercícios físicos. Maaaaaaaaas, como nada está perdido, existem algumas dicas que podem dar um empurrãozinho para quem quer mudar de vida.

– Escolha uma atividade que você tenha alguma afinidade ou interesse: correr, malhar, dançar, lutar, “crossfitar”, enfim, existem muitas possibilidades, o importante é começar e permitir que seu corpo aprenda a sentir prazer com aquela atividade. E se depois de algum tempo você descobrir que aquela escolha não foi a melhor, permita-se trocar e começar tudo de novo.

ciclismo
Célia e o marido, Cairo, praticando ciclismo.

– Convide um(a) amigo(a) ou familiar para começar com você: além de ser mais prazeroso, assumir o compromisso de treinar com alguém diminui as chances de desistência. Já imaginou desistir da caminhada com a sua mãe ou com o(a) crush mais lindo(a) da balada? Jamais!!!

– Estipule metas e premie-se a cada etapa alcançada: não adianta sair do sofá achando que vai correr 10 quilômetros lado a lado com o Bolt, a realidade pode ser frustrante! Estabeleça metas possíveis para uma evolução gradativa: caminhar meia hora, correr 10 minutos sem parar, trotar 5 quilômetros. E a cada conquista presenteie-se com um tênis novo, um short, ou aquela sobremesa que a sua dieta não permite.

exercitar-se
É importante exercitar-se.

– Procure um profissional: fazer um check-up para saber se a saúde está ok antes de se exercitar é essencial para evitar sustos e surpresas desagradáveis. Ter um acompanhamento durante as atividades e um nutricionista para montar sua dieta também pode fazer toda diferença.

Correndo na esteira
Correndo na esteira acompanhada de um profissional

Se o treino for pela manhã, duas dicas de ouro…

– Deixe o despertador (celular) longe da cama: assim você precisa se levantar para desligá-lo. Pode ter certeza, depois de sair da cama e deixar o edredon quentinho para trás, tudo fica mais fácil.

despertador
O segredo é manter o despertador longe da cama

– Separe roupas e acessórios na noite anterior: com tudo pronto você fica mais animado(a) para se arrumar e evita atrasos.

Aos poucos, seu corpo irá se acostumar com a tal endorfina e a atividade física vai se tornando um hábito (pode acreditar!). Não deixe para amanhã, para a próxima segunda-feira ou para o próximo mês: o melhor dia para tomar uma atitude é hoje, a e melhor hora é agora!

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui