6 museus para você conhecer com seus filhos em Cuiabá

dinossauro-ok

18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. Visitar um museu é muito mais que um passeio, é voltar no tempo e conhecer a história de um povo, de um lugar ou de uma época. Por isso, que tal fazer um programa diferente, cultural e barato  com seus filhos? Leve-os para conhecer alguns museus, em Cuiabá, que guardam relíquias e preservam a história de Mato Grosso. Em homenagem a essa importante data, o Guru da Cidade selecionou 6 museus para você passear com seus filhos e apresentar a eles parte do nosso passado. Os museus escolhidos são construções antigas, imponentes e bem diferentes da arquitetura moderna.

Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

O Morro da Caixa D’Água foi durante 142 anos o único reservatório de água da cidade de Cuiabá. Construído no século XIX, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, presidente da Província de Mato Grosso, as caixas d’água submersas, formadas por duas galerias, recebiam água direto do Rio Cuiabá e por gravidade distribuíam para as bicas espalhadas em diferentes pontos da cidade.

Tinha capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água. Em 2007, o local foi redescoberto e recuperado transformando-se em um museu.

O Museu da Caixa D’água Velha está localizado na rua Nossa Senhora de Santana, 1-105, bairro Centro Sul. Funciona diariamente, inclusive nos feriados e finais de semana, das 9h às 17h.

Foto: Tchélo Figueiredo


Museu Histórico de Mato Grosso

Foto: SEC-MT

O Museu Histórico de Mato Grosso funciona no prédio original do Tesouro Nacional, de estilo neoclássico. O museu conta com visitas guiadas para as exposições permanente e temporária, sarau com música e poesia, além de eventos paralelos.

A exposição permanente aborda a história de Mato Grosso, desde a chegada dos Bandeirantes até a Ditadura Militar, passando pela monarquia e repúblicas.

O Museu Histórico de Mato Grosso está localizado na Praça da República, 131, Centro de Cuiabá. A entrada é gratuita e funciona de terça a sábado, das 9h às 17h. Mais informações: (65) 2136-9234.


Museu de Arte Sacra

Crédito: SEC-MT

Situa-se no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo eclético de 1858 que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918.

O passeio ao Museu de Arte Sacra de Mato Grosso já se torna interessante por sua importância arquitetônica, já que é considerado um dos mais importantes monumentos de estilo eclético que exibe combinações de elementos que podem vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica.

As coleções do acervo são compostas de alfaias, pratarias, imagens, paramentos, retábulos e indumentárias provenientes dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX que levam os visitantes do Museu a uma viagem no tempo.

O museu fica na avenida Clovis Hugney – Complexo Nossa Senhora da Conceição, 239, bairro Dom Aquino. O funcionamento é de terça a sábado, das 09h às 17h, e domingo, das 9h às 13h. Mais informações: (65) 3056-6285.



Museu de Pré- História Casa Dom Aquino

dom-aquino

O Museu de Pré-História Casa Dom Aquino é Patrimônio Histórico de Mato Grosso. Foi construído pelo patriarca da família Murtinho em 1842, para ser sede da grande Fazenda Bela Vista.

A casa em estilo colonial possui traçado arquitetônico em formato de “U” com 12 cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá, que se encontra a poucos metros de distância. A casa é a única edificação do século XIX da cidade de Cuiabá que guarda essas características.

O museu possui uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica. A exposição arqueológica conta a nossa história através de artefatos produzidos pelo homem desde a pré-história até os dias atuais.

Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.

Está localizado na avenida Beira Rio, 2000, bairro Dom Aquino. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e sábados das 8h às 11h30. Mais informações: (65) 3634-4858.



Museu de Arte de Mato Grosso

Crédito: SEC-MT

O Museu de Arte de Mato Grosso está localizado na antiga Residência dos Governadores, no Centro Histórico de Cuiabá. O projeto do prédio, elaborado pelo arquiteto Humberto Kaulino, obedeceu ao estilo usado no Rio de Janeiro na década de 30, neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia e outros estados conquistados ao México pelos Estados Unidos, muito difundido em filmes de faroeste.

A obra foi solenemente entregue no dia 16 de janeiro de 1940. Em 6 de agosto do ano seguinte Getúlio Vargas nela ficou hospedado, sendo o primeiro presidente da República a visitar Mato Grosso. Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias.

Na Residência, considerada um espaço importante para a sociedade cuiabana pelo seu valor histórico, arquitetônico e de memória que deve ser preservado, atualmente funciona o Museu de Arte de Mato Grosso.

O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.


Museu do Rio

O Museu do Rio Cuiabá “Hid Alfredo Scaff” está instalado no prédio do antigo Mercado de Peixe, construído em 1899 e tombado em 1983. O Museu contribui para a recuperação da memória do bairro do Porto e dos municípios da beira do Rio Cuiabá, como fonte de pesquisas para historiadores e pessoas interessadas na cultura regional.

O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h. Está localizado na Avenida Manoel José de Arruda, s/nº, Porto.


Museu da Imagem e do Som (Misc)

Localizado no centro histórico da capital, o museu é abrigado em uma das construções mais importantes da cidade, o sobrado do Alferes Joaquim Moura. Inaugurado em 2006, possui, em seu acervo, registros fotográficos e sonoros que retratam o cotidiano de Cuiabá desde 1910 até os dias atuais.

As fotografias foram clicadas por Eurípedes Andreato (aproximadamente oito mil fotos), e Lázaro Papazian (mais de 25 mil fotos). Além disso, o museu realiza atividades como cursos de fotografia, oficinas, mostras e exposições.

Abre diariamente das 14h às 18h. Está localizado na rua Voluntários da Pátria, nº 75, Centro.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui