3 lugares para fazer mergulho em Mato Grosso

Dolina Água Milagrosa

Nobres, Primavera do Leste e Cáceres. O que esses 3 lugares têm em comum? Mergulho. Muita gente nem imagina, mas fazer mergulho em Mato Grosso pode ser uma experiência inesquecível.

O Guru da Cidade vai te apresentar esses pontos turísticos e, ao final, você vai descobrir que não precisa ir muito longe para ter uma super experiência com mergulho.

Nobres

É o mais conhecido., mas mesmo assim vale a pena falar desse lugar fantástico, que fica bem perto de Cuiabá. O local ideal para fazer mergulho com cilindro de oxigênio é na Lagoa Salobão. Além do cilindro, você precisa usar roupa adequada para mergulho e pés de pato.

A lagoa tem uns 200 metros de comprimento por 150 metros de largura, com uma profundidade média de 8 metros. Para mergulhar é feito um treinamento antes com o instrutor e, em seguida o mergulho, com direito a observação de cardumes de peixes, dentre eles: dourados, pintados, caxaras, piraputangas, piranhas, piaus, arraias, traíras, trairões, lambaris.

Mas se apenas flutuar basta para você. Nossa dica é o Aquário Encantado, com água cristalina.  É um atrativo excelente para fazer flutuação (mergulho de superfície) e passar momentos de descanso.

Crédito: Adrenalina MT
Crédito: Adrenalina MT

Para chegar lá, existem dois trajetos asfaltados. Cuiabá – Nobres (190 km) ou Cuiabá – Bom Jardim (150 km).


Primavera do Leste

Crédito: Adrenalina MT

O nome já é atrativo: Lagoa da Lua. Fica dentro de uma propriedade a 34 km do centro da cidade. O mergulho é feito com cilindro de ar comprimido que oferece ao participante a possibilidade de ficar submerso por um longo período com acompanhamento integral de um mergulhador profissional experiente.

Com aproximadamente 8 metros de profundidade e visibilidade de 40/50 metros de distância, a lagoa em si é o principal atrativo do mergulho, pois possui uma vegetação aquática submersa composta por raízes, algas e caules além de algumas espécies de peixes que ao contraste com a luz solar proporcionam ao participante um cenário fantástico debaixo d’água.

Crédito: Adrenalina MT
Crédito: Adrenalina MT

Pode ser feito mergulho noturno e, se for época de lua cheia melhor ainda, pois o mergulhador poderá conhecer as belezas que dão nome ao lugar. Em noites assim, o mergulho noturno pode ser feito sem lanternas, uma vez que a luz do luar clareia o fundo da lagoa, face a transparência da água.

O acesso a Primavera do Leste, a partir de Cuiabá, pode ser feito pela MT-251, passando por Chapada dos Guimarães, até chegar, primeiramente, a Campo Verde. Depois é só seguir pela BR 070 até Primavera do Leste.

É recomendável que se leve lanches rápidos para o dia e muito líquido, já que não há bares ou restaurantes nas proximidades.


Cáceres

Divulgação

Dolina da Água Milagrosa. É nessa formação de calcário que forma uma lagoa de beleza impressionante e de profundidade máxima ainda desconhecida. A 25 km de Cáceres, na escondida região de Piraputanga, fica a Dolina Água Milagrosa, considerada um dos melhores pontos de mergulho de Mato Grosso. Á água é cristalinas em tom azul turquesa (ou verde esmeralda, dependendo da época do ano e da incidência do sol).

O espelho d´água fica em uma propriedade particular e é cercado de paredões e muita vegetação, exigindo esforço para ser alcançado. É preciso percorrer uma trilha leve de 850 metros em meio à mata nativa e descer uma escadaria irregular de madeira íngreme com mais de 150 degraus.

Divulgação

Atualmente, a Dolina é aberta para mergulho com cilindro, contemplação da cavidade e trilha para caminhada, sendo que todas requerem acompanhamento de monitor ou guia – por estar localizada em um morro de calcário, é bastante frágil e exige limite máximo de visitações por dia.

O acesso é pela MT-343 (Km 12, direção a Barra do Bugres). Para visitar a Dolina é preciso fazer agendamento. Na prefeitura de Cáceres, você tem mais informações sobre o passeio.

Conhece outro lugar para mergulhar em Mato Grosso? Compartilhe com a gente. Email: redacao@gurudacidade.com.br.

Conheça outros pontos turísticos de Mato Groso – Clique aqui

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui