5 lugares ao ar livre para passear com crianças em Cuiabá

parque mãe Bonifácia

Se você convive com alguma criança por perto, sabe disso: nem sempre é fácil achar um lugar em que você e os pequenos possam se divertir juntos, com tranquilidade e segurança.

Para facilitar sua busca por passeios ao ar livre, já que criança adora se sentir livre, leve e solta, o Guru da Cidade vai indicar alguns locais, em Cuiabá, em que vocês irão se divertir à beça até cansar.

Veja nossa lista e programe um momento de lazer ao lados de seus filhos, afilhados, sobrinhos, irmãos caçulas, pois nossa cidades está com mais espaços verdes e novas áreas de lazer.

E não se esqueça, brincadeiras ao ar livre fazem muito bem.

Saiba mais aqui: O Ministério das Crianças adverte: brincar faz bem para a saúde.

Parque Tia Nair

Bom para adultos, crianças e pets. Totalmente revitalizado, o parque é uma excelente opção, principalmente se você só tem a noite para passear com os pequenos, que podem brincar muito no parque infantil coberto, com piscina de bolinhas, escorregadores e muito mais.

Enquanto as crianças se divertem, os adultos podem praticar atividade física, contemplar a natureza ou apenas descansar. No local, capivaras passeiam livremente e tem um lago cheio de peixes. Há também estações de ginástica, quadras poliesportivas, áreas para piquenique, estacionamento, pista de cooper, ciclovia, bicicletário, academia da terceira idade, praça do skate e mirante.

Está localizado na avenida Érico Prezza, entre os bairros Jardim Itália, Renascer e Santa Inês, funciona todos os dias, das 5h à meia-noite.


Parque da UFMT e Zoológico

Zoológico Ufmt
Zoológico Ufmt/ Foto: IdealMT

Se você quer apresentar aos seu filhos alguns animais da nossa fauna, a escolha certa é o zoológico da UFMT. São 75 espécies diferentes, dentre as classes de répteis, aves e mamíferos, sendo algumas ameaçadas de extinção, como a ariranha, o gavião real e o macaco-aranha.

Os animais são abrigados em ambientes que reproduzem seu habitat natural e encontram-se confinados de três formas: individual, em casais e em comunidades.

Está localizado na avenida Fernando Corrêa, s/n, UFMT, bairro Coxipó. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 18h.


Orla do Porto

orla do porto
Orla do porto

Com wi-fi gratuito à população, o local está totalmente revitalizado e bonito para um bom passeio e belas fotos. Às margens do rio Cuiabá, você pode apresentar a Cuiabá antiga aos pequenos e ainda fazer uma caminhada pelas ruas históricas do bairro do Porto.

A orla possui 1,3 km de extensão, com restaurantes e bares que complementam a paisagem. Há fotos e trechos de relatos ajudam a reviver do passado até o presente. Em um dos painéis, conta que o primeiro nome de Cuiabá foi Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Em 1835, Cuiabá foi elevada à condição de Capital.

A Orla do Porto está localizada na avenida Beira Rio.


Parque Mãe Bonifácia

parque mãe Bonifácia
Parque Mãe Bonifácia/Foto: Baixada Cuiabana

Com muito verde, é ideal para piqueniques, festas de aniversários ou sessões de fotos. É só escolher o local que mais lhe agrada e passar momentos inesquecíveis ao lados dos pequenos. Vocês podem também caminhar pelas trilhas, observar a fauna e flora do local ou curtir o parque infantil.

O Parque Mãe Bonifácia está em ótima localização, com fácil acesso, além de fazer parte da história de Cuiabá. São 77 hectares de área de conservação ecológica, com exemplares de mamíferos, aves, répteis e anfíbios como: mico, capivara, azulão, beija-flor, perereca, sapo, curió, jacaré e lagarto. A flora também é muito rica com exemplos de vegetação típica do cerrado.

Está localizado na avenida Miguel Sutil, bairro Duque de Caxias. Abre todos os dias, das 6h às 18h, e no horário de verão até às 19h.


Parque das Águas

parque-das-aguas
Parque das águas

Há espaço de sobre para você e os pequenos brincarem à vontade. Em uma área de 270 mil m², tem pista de corrida, de caminhada, ciclovia, academias ao ar livre, parquinhos infantis. As crianças podem correr, pular, jogar bola, andar de bicicleta, de patins e de skate.

Juntos, vocês podem curtir o Túnel de Água. Com extensão de 14 metros, os visitantes passam pelo túnel, que muda de cor conforme a incidência das luzes. Podem ainda assistir ao espetáculo do Splash Zone, que projeta jatos de água de até 10 metros de altura, saindo do chão de forma aleatória.

O local possui estacionamento para mil vagas e três acessos, pelo Centro Político Administrativo (CPA), em frente à Assembleia Legislativa; pelo bairro Paiaguás; e pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro. O horário de funcionamento é das 05 às 23h.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui