Para refletir: 10 Filmes sobre a luta contra o câncer

Women Support Is A Great Force

Neste mês comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril). Mais do que poder simbólico, as campanhas de prevenção oferecem doses de conscientização e informação a milhares de pessoas.

Apesar do tema ser delicado e incômodo, é impossível ignorá-lo, considerando que a cada ano mais de 12, 7 milhões de pessoas no mundo morrem vítimas dessa doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para chamar a atenção sobre a prevenção e a importância de manter a fé e o otimismo neste momento de dor, selecionamos alguns filmes que contam belíssimas histórias de luta e superação da doença.

A nossa lista de filmes é, sim, daquelas que fazem você acabar com um pacote de lenços de tanto chorar, porém, nossa intenção é te fazer refletir sobre o drama e algumas dificuldades que as pessoas com câncer enfrentam.

Escolhemos algumas histórias que relatam o assunto de forma emocionante, parecida com a vida real, mas com uma mensagem de força e esperança, que pode ajudar na superação desse momento tão difícil da vida.

1- A CULPA É DAS ESTRELAS
De 2014, o filme mexeu com emoção de pessoas no mundo todo. Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.

2- GAROTA DAS NOVES PERUCAS
Lançado em 2012, a história é sobre Sophie, que ,após ser diagnosticada com câncer, precisa superar um longo tratamento, em que um dos efeitos colaterais é a perda de cabelo. Sem deixar a doença desanimar, ela raspa o cabelo e vai à uma loja de perucas onde compra nove perucas. Uma estória de superação, amor, otimismo e a luta de uma jovem para vencer uma forte doença.

3- ANTES DE PARTIR
A comédia dramática de 2007 é sobre Carter Chambers (Morgan Freeman), um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida.

4- CARTAS PARA DEUS
De 2010, o filme conta a história de Tyler, um menino de 8 anos que, armado com grande fé e coragem, encara sua batalha diária contra o câncer. Cercado por sua família e por uma comunidade, as orações de Tyler tomam a forma de cartas, que ele escreve e envia diariamente para seu melhor amigo: Deus.

5- EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER
De 2015, o filme é sobre Greg (Thomas Mann) que está no último ano do ensino médio o mais anonimamente possível, evitando interações sociais, enquanto, em segredo, está fazendo animados filmes bizarros com Earl (RJ Cyler), seu único amigo. Mas tanto o anonimato quanto a amizade dos dois é abalada quando a mãe de Greg o força a fazer amizade com um colega de classe que tem leucemia.

6- MINHA VIDA SEM MIM
De 2003, a história é sobre Ann (Sarah Polley), de apenas 23 anos, casada e mãe de duas garotinhas. Ela trabalha todas as noites na limpeza de uma universidade e mora com sua família em um trailer, que fica no quintal da casa da sua mãe (Deborah Harry). Após passar mal, Ann descobre que tem câncer nos ovários e terá no máximo três meses de vida. Sem contar a ninguém seu problema e dizendo que está com anemia, Ann faz uma lista de tudo que sempre quis realizar, mas nunca teve tempo ou oportunidade. Ela começa uma trajetória em busca de seus sonhos, desejos e fantasias, mas imaginando como será a vida sem ela.

7– PRONTA PARA AMAR
Comédia romântica de 2011 conta a história de Marley Corbett (Kate Hudson), uma jovem divertida que tem medo de se entregar completamente em um relacionamento. Ela tenta usar o humor para impedir que os problemas se agravem, mas é pega de surpresa quando, ao visitar o médico Julian Goldstein (Gael García Bernal), descobre que está com uma doença grave.

8- UM AMOR PARA RECORDAR
Um filme bem antigo (2003), mas quem assistiu ainda se lembra dessa história de amor. Em plenos anos 90, o jovem Landon Carter (Shane West) fez uma brincadeira de mal gosto em sua escola e, como punição, fica encarregado de participar de uma peça teatral. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.

9- UM CAMINHO DE LUZ
Inspirado em fatos reais, o filme de 2008 é uma aventura emocional em torno de Camino, uma menina de 11 anos que enfrenta ao mesmo tempo dois acontecimentos que são completamente novos para ela: se apaixonar e morrer. A menina que ama incondicionalmente sua mãe, seu pai e sua irmã mais velha, tem um tumor que é extremamente agressivo, que começa a destruir sua vida e vai lhe privando, passo a passo e com dolorosa precisão, cada uma de suas ilusões. Mas Camino é uma luz brilhante capaz de atravessar cada uma das portas que vão se fechando diante dela.

10- 50%
A comédia dramática de 2011 e inspirada em fotos reais relata a vida de Adam que tem apenas 27 anos e descobre que está com câncer. O problema é que ele não fumava, não bebia e foi difícil entender o motivo de um tumor. Mas para ajudar a enfrentar essa pedreira, ele vai contar com a ajuda de seu melhor amigo Kyle, um cara muito alto astral e também de uma analista que não é de se jogar fora. Dessa forma parece até que suas chances de sobrevivência em torno dos 50% não tão ruins assim. Será que não mesmo?

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui