Turismo: Saiba para onde viajar nos 10 feriados prolongados que virão em 2020

jalapao

2020 será um ano com vários feriados prolongados, o que significa várias oportunidades para programar uma viagem incrível com os amigos e família. Ao todo serão 13 feriados, sendo 10 deles “emendáveis”. Ou seja, ocorrem numa segunda, terça, quinta ou sexta-feira, permitindo assim um feriado prolongado.

São eles: Carnaval (24 de fevereiro, segunda-feira), Sexta-feira Santa (10 de abril, sexta-feira), Tiradentes (21 de abril, terça-feira), Dia do Trabalho (1º de maio, sexta-feira), Corpus Christi (11 de junho, quinta-feira), Independência do Brasil (07 de setembro, segunda-feira), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, segunda-feira), Finados (02 de novembro, segunda-feira), Consciência Negra (20 de novembro, sexta-feira) e Natal (25 de dezembro, sexta-feira).

Além das datas listadas, o ano de 2020 ainda conta com os feriados de Ano Novo (1º de janeiro, quarta-feira), Páscoa (12 de abril, domingo) e Proclamação da República (15 de novembro, domingo).

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 dicas de viagens no Brasil para você curtir ao máximo os feriados prolongados de 2020 (se tiver). São opções de praias paradisíacas, cidades históricas, vilarejos nas montanhas e muita natureza para descansar da rotina. Confira:

Ilhabela, São Paulo | Carnaval
Foto: Shutterstock

Ilhabela, São Paulo | Carnaval

Data: 24 de fevereiro, segunda-feira (Carnaval)
Dias de folga: 3

O litoral norte de São Paulo é incrível e não há ninguém que consiga colocar defeito em suas praias paradisíacas. Ilhabela não é diferente! A ilha de São Sebastião possui 40 praias e 40 cachoeiras para os que gostam de água doce e água salgada. O local ferve durante o verão, na época de dezembro a fevereiro, com altas temperaturas, festas e muita movimentação na cidade. O destino é perfeito para uma viagem em família, amigos ou a dois.

Paraty, Rio de Janeiro | Sexta-feira Santa
Foto: Shutterstock

Paraty, Rio de Janeiro | Sexta-feira Santa

Data: 10 de abril, sexta-feira (Sexta-feira Santa)
Dias de folga: 3

Paraty é um destino perfeito para uma viagem de carro partindo de São Paulo, pois é perto e possui atrações incríveis! É uma cidade colonial, em que todos devem se aventurar em seu centro histórico, com casinhas brancas e decorada nas portas e janelas coloridas, além, é claro, das praias e trilhas imperdíveis. Aproveite o passeio para pegar um barco de aluguel e ir até a Ilha Pelado passar uma tarde nas águas cristalinas e areia branca. A cachoeira tobogã também atrai muitos visitantes, por sua pedra em formato de tobogã que cai em uma piscina natural bem refrescante.

Natal, Rio Grande do Norte | Tiradentes
Foto: Shutterstock

Natal, Rio Grande do Norte | Tiradentes

Data: 21 de abril, terça-feira (Tiradentes)
Dias de folga: 4

Se existe um lugar que merece ser visitado no Nordeste, este lugar é Natal. A capital do Rio Grande do Norte guarda paisagens deslumbrantes, passeios emocionantes e muitas praias belas para se refrescar. Não deixe de fazer o passeio de buggy pelas dunas de areia e de encontrar as piscinas naturais, como de Ponta Negra e a Lagoa Jacumã. Outro ponto que você não pode deixar de visitar é a praia de Genipabu, uma das mais procuradas e surpreendentes da região. Imagine uma praia no meio do deserto composto por dunas. Sua água cristalina e temperatura elevada em qualquer época do ano encantam qualquer um.

Chapada Diamantina, Bahia | Dia do Trabalho
Foto: Shutterstock

Chapada Diamantina, Bahia | Dia do Trabalho

Data: 1º de maio, sexta-feira (Dia do Trabalho)
Dias de folga: 3

Que tal visitar uma paisagem diferente na Bahia, para além das praias? A Chapada Diamantina é um destino incrível para entrar em contato com a natureza. O parque é uma unidade de conservação de 152 mil hectares, com riquezas naturais de tirar o fôlego. São cachoeiras, grutas, rios, cânions e vales para conhecer, além das vilas coloniais do final do século 19. E claro, não deixe de fazer as trilhas pelo local para encontrar paisagens incríveis e que rendem belas fotos.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul | Corpus Christi
Foto: Alena Zharava / Shutterstock.com

Porto Alegre, Rio Grande do Sul | Corpus Christi

Data: 11 de junho, quinta-feira (Corpus Christi)
Dias de folga: 4

Um destino legal para curtir o inverno é Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A cidade é urbana, mas com aquele clima aconchegante que queremos nas baixas temperaturas. Aproveite a ida para conhecer a cidade histórica, onde há o Mercadão de 1860, um dos cartões postais de Porto Alegre. Além disso, a cidade tem muito a oferecer em termos de cultura com museus e centros culturais, mas também há pedaços com áreas verdes e rios para desacelerar da vida urbana e curtir uma boa caminhada.

Santo Antônio do Pinhal, São Paulo | Independência do Brasil
Foto: Shutterstock

Santo Antônio do Pinhal, São Paulo | Independência do Brasil

Data: 7 de setembro, segunda-feira (Independência do Brasil)
Dias de folga: 3

Se você não quer gastar muito e prefere um destino que dê para fazer um bate e volta, Santo Antônio do Pinhal pode ser sua opção. A 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, está esse destino incrível para curtir o inverno. Por lá, as temperaturas podem chegar a 0º C! Uma dica é visitar o Pico do Agudo, a cerca de 1700 metros de altitude. O local é muito procurado por quem quer praticar voo livre ou simplesmente admirar a vista. As opções de hospedagem são ótimas para curtir a viagem em casal em meio às montanhas, e são mais baratas se comparadas às da badalada Campos do Jordão, que fica a 20 km de distância.

Chapada dos Veadeiros, Goiás | Dia de Nossa Senhora Aparecida
Foto: Shutterstock

Chapada dos Veadeiros, Goiás | Dia de Nossa Senhora Aparecida

Data: 12 de outubro, segunda-feira (Dia de Nossa Senhora Aparecida)
Dias de folga: 3

Chapada dos Veadeiros é prato cheio para quem busca um destino encantador e místico. Os paredões de rocha, a paisagem verde e o clima esotérico fazem do local um destino procurado por muitos. Aproveite também para conhecer os pequenos vilarejos de estilo rústico e com ar aconchegante, para fazer as diversas trilhas entre as árvores e para mergulhar nas cachoeiras para limpar a alma.

Bonito, Mato Grosso do Sul | Finados
Foto: Shutterstock

Bonito, Mato Grosso do Sul | Finados

Data: 2 de novembro, segunda-feira (Finados)
Dias de folga: 3

Bonito é um paraíso das águas no Mato Grosso do Sul. A cidade tem seu charme urbano, mas as atrações mais procuradas são os rios, cachoeiras e passeios aquáticos. Faça o passeio do Rio Sucurí para nadar com os peixinhos e apreciar de perto a vida marinha, ou caminhe pelo Buraco das Araras para se encantar com as aves. Bonito é prato cheio para uma viagem em família e para deslumbrar-se com a natureza, os animais, o poder das águas e com as paisagens incríveis.

Jalapão, Tocantins | Consciência Negra
Foto: Ticiana Giehl / Shutterstock.com

Jalapão, Tocantins | Consciência Negra

Data: 20 de novembro, sexta-feira (Consciência Negra)
Dias de folga: 3

A região norte do país possui paisagens inesquecíveis, com natureza exuberante e pouca ação do homem. Um desses locais fica no Tocantins: é o Parque Nacional do Jalapão, um destino incrível para apreciar a natureza em sua mais bela forma. Você vai se encantar com as águas cristalinas, chapadões e o clima único de Savana. Aproveite o passeio pelas dunas do Jalapão, com um pôr do sol maravilhoso; mergulhe nas águas cristalina e potável do Rio Novo ou nas piscinas naturais do Fervedouros; e aproveite as diversas cachoeiras refrescantes. Se busca maior aventura, faça o passeio de 4×4 pelas paisagens do Tocantins até a Pedra Furada, uma formação rochosa degradada pela erosão com um buraco no meio – é um dos cartões postais do local.

Jericoacoara, Ceará | Natal
Foto: Shutterstock

Jericoacoara, Ceará | Natal

Data: 25 de dezembro, sexta-feira (Natal)
Dias de folga: 3

Que tal um passeio de final de ano diferente, agitado e deslumbrante? Se tiver a oportunidade de emendar o Natal e Ano-Novo, aproveite para conhecer Jericoacoara, no Ceará! As Dunas do Pôr do Sol costumam ficar lotadas de pessoas para comemorar a passagem de ano, além das festas privadas que rolam nos hotéis e pousadas locais. Ou ainda, aproveite o clima quente para conhecer as praias de água doce e salgada, fazer os passeios pelas dunas de areia e desbravar as belíssimas lagoas, como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, que são paisagens encantadoras e de lavar a alma.

Fonte: Guia da Semana

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui