5 coisas para fazer em Cuiabá antes de morrer

cuiabá

Você já viu por aí alguma lista com coisas para fazer antes de morrer? Tem sobre comida, bebida, viagens… E, pensando nisso, o Guru da Cidade resolver fazer uma lista tipicamente cuiabana, com experiências incríveis que você pode viver sem sair da Capital. Aceita o desafio?

1) Acordar cedo e ir na Feira da Boa Morte

Tradicional reduto da cuiabania, a feira da Boa Morte, que tem esse nome por causa da igreja, é realizada todas as quintas-feiras de manhã. Uma das experiências únicas em Cuiabá é acordar cedo para tomar aquele café na feira, com direito a comprar um bolo de arroz ou biscoito frito, comprar paçoca de pilão ou aquele peixe para o almoço. Formada por gente simples e de conversa alegre, a feira é uma espaço não só para comprar, mas para respirar a cultura cuiabana.

2) Dançar rasqueado em uma festa de santo

Em Cuiabá as festas de são vão além da parte religiosa e são um evento à parte. Um dos pontos dessa festa são as bandas de rasqueado, que embalam e animam os participantes. Um dos ritmos tradicionais cuiabano, o rasqueado e uma das formas de expressão da cultura daqui e dançar em uma festa de santo proporciona uma experiência que mexe o corpo e te coloca em contato com as raízes da terra.

3) Comer mojica de pintado no São Gonçalo Beira Rio

Pode ter peixe frito, assado, mas a mojica de pintado é o maior representante da culinária cuiabana. E comer essa iguaria feita de forma tradicional, com receita que é passada a cada geração, em uma das primeiras comunidades do município é uma experiência que permite se conectar com a Cuiabá de antigamente. Vale elogiar a cozinheira e pedir dicas sobre a receita, para receber aquelas histórias que passaram de mãe para filha.

4) Ver a vista de Cuiabá no Santa Rosa Tower

Essa é uma experiência mais recente, mas que permite contemplar Cuiabá de cima. O Santa Rosa Tower tem 19 andares e está localizado próximo ao parque Mãe Bonifácia, que proporciona uma visão que encanta. Um dos benefícios do prédio é que em cada andar é possível apreciar a vista, pois existe uma parede totalmente de vidro em uma espécie de saguão, diferente de outros prédios comerciais da cidade que não proporcionam essa visão.

5) Conhecer pelo menos uma igreja histórica

Entre as experiências que Cuiabá pode proporcionar estão o turismo arquitetônico. E nesse quesito as igrejas são um capítulo à parte. Independente da sua religião, vale a pena admirar os vitrais da Igreja Matriz, que foram construídos por um artista europeu que não tinha mãos, ou o altar da Igreja de São Benedito, que possuem imagens pintadas à mão centenárias. São várias oportunidades de conhecer arte de qualidade, como o altar da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte ou o da Igreja Nosso Senhor dos Passos. É um mundo a parte que você deveria conhecer antes de morrer.

Que outra experiência você indicaria para essa lista? Compartilhe com a gente nos comentários.

Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui