Notícias

Férias escolares: saiba como fazer uma programação especial para seu filho

Mila Miranda

Por Mila Miranda*

Olá mamães, tudo bem??

As férias escolares chegaram! E férias sempre bagunça toda a rotina de casa né?!

Muitos pais enfrentam dificuldades de conseguir gerenciar o tempo das crianças, seja por causa do trabalho ou por conta da quantidade de dias livres, em que as crianças tendem a ficar entediadas.  Mas se olharmos pelo lado positivo, é uma ótima oportunidade para darmos uma pausa em alguns compromissos e nos dedicarmos a eles, estreitando os nossos laços afetivos.

Faça uma programação especial para as férias! É preciso ter uma rotina mesmo nos dias de folga, isso é muito importante para a criança, pois a completa falta de horários gera desorientação e desamparo.  Ensine a criança que as férias são uma oportunidade para gerenciar o tempo de outro jeito.

Aproveite para envolver a criança em atividades domésticas, como cozinhar, lavar louça, cuidar de animais e plantinhas, as atividades domésticas são importantíssimas para o desenvolvimento da responsabilidade da criança. Aproveite para fazer coisas novas, as chamadas “ primeira vez” como atravessar a rua sozinho, passear na casa do amiguinho, e andar de bicicleta sem rodinha.

Para facilitar a sua programação, separei algumas dicas de brincadeiras.

Cabana
Cabana

1 – Brincar de casinha/cabana

Criança adora brincar de casinha ou cabana. Pegue alguns objetos como lençol, travesseiros, almofadas, cobertas, colchonetes, bonecas, livros, lanternas e qualquer outro brinquedo que seu filho goste.

O lençol você pode jogar em cima da mesa de jantar ou prender em algum lugar. Uma vez prendi um lençol no dossel e fez um super sucesso por aqui! Prendedores de roupa também ajudam a segurar o lençol.

Dá para contar histórias, encenando inclusive um lobo mau de fora da cabana (tarefa do papai), brincar com as sombras da lanterna e até fazer um lanche na casinha!

Use e abuse da imaginação!

Divulgação/IStock

2 – Cinema em casa

Jogue almofadas pelo chão, feche a cortina, pegue a pipoca e aumente o volume do som da TV, para dar mais clima de cinema e curta um filminho com o filhote, num local quentinho e aconchegante.

Dependendo da idade do filho dá para chamar os amiguinhos para participarem e, depois do filme, pedir para desenharem o personagem ou a parte que mais gostaram do filme. Uma brincadeira ótima para estimular a memória da criança.

Thinkstock/Getty Images
Thinkstock/Getty Images

3 – Cuidar da plantinha

Dar uma plantinha para seu filho cuidar, desenvolve a responsabilidade, o respeito a natureza, a atenção e a coordenação motora!

Uma ótima opção é aquele pezinho de feijão que plantamos no algodão, vcs lembram disso?? #EpocaDeEscola

Com o pezinho de feijão, a criança observa a planta brotando e crescendo, tem muito mais efeito e sentido do que a plantinha comprada. Olhem como é fácil fazer:

Você vai precisar de:

– um copinho;

– uma bolinha de algodão esterilizada para forrar o fundo do copinho em que será plantado;

– um grão de feijão;

–  água.

Observações:

Nos primeiros dois ou três dias é normal que nada a aconteça apenas uma mudança na cor do algodão;

Na próxima fase o feijão fica enrugada e depois ele germina, então e começa a etapa que desperta a atenção das crianças;

Para que tudo ocorra bem o algodão não pode ficar seco e não pode tomar muito sol ;

Quando o pezinho de feijão atingir cerca de 20 cm, em razão da falta de nutrientes, é necessário retirar do recipiente e plantar em um vaso ou jardim.

Para as crianças maiores, vale a pena tentar fazer uma hortinha. Existem vários brinquedos de Kit jardinagem em que é possível fazer uma pequena horta em casa e seu filho cuidar!

baú de fantasia
baú de fantasia

4 – Baú de fantasias

Coloque em um baú, caixa ou balde, roupas, chapéus, óculos e outros acessórios que achar divertido e deixe a criançada soltar a imaginação e fazer a sua fantasia!!!  As crianças adoram se fantasiar!!! Passam horas montando e desmontando as fantasias.

Dica: Sabe aquelas fraldas de pano que quase não se usa, a não ser na fase de bebê? São ótimas para fazer capas de super heróis e capas de princesas!

contar-historias
contar-historias

5 – Corrente de histórias

Essa brincadeira é ótima para estimular a memória e a criatividade. Comece com a frase “era uma vez…” e deixe a criançada inventar a sua história! Se tiver mais crianças, peça para cada uma fazer uma parte da história, começando da onde o outro parou.

massinha_modelar
massinha_modelar

6 – Massinhas

São ótimas para distrair a criançada! Nunca vi uma criança que não goste de massinhas e atinge várias idades! Que tal você preparar a massinha com seus filhos?

A receita é bem simples:

Você vai precisar de:

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de sal

1 e 1/2 xícara de água

1 colher de chá de óleo

corante

Preparo:

Numa tigela grande, misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado. Para dar cor a massinha, compre corante para alimento e pingue algumas gotas.

Não se esqueçam das brincadeiras tradicionais, tais como, siga o mestre, esconde-esconde, caça ao tesouro, amarelinha, soltar pipa e outros.

*Mila Miranda é especialista em maternidade. Mais informações sobre o tema, acesse Blog Mundo da Mãe ou instagram