Notícias

CPEX: Veja como uma pós-graduação pode te destacar no mercado de trabalho

Sucesso. Crédito: Shutterstock

Por Guru da Cidade

Uma pesquisa feita por uma consultoria americana mostrou que entre os executivos de sucesso, com cargos de chefia, 68% fizeram pelo menos uma pós-graduação. Já para quem atua no serviço público, continuar os estudos após a faculdade é a garantia de aumento de salário, por causa dos planos de carreira. Em períodos de crise, a formação continuada é um diferencial para a contratação e até para a manutenção do emprego, além de ajudar em promoções dentro da empresa.

Para o contador, especialista em finanças, controladoria e Mestre em Gestão Financeira, Aroldo De Luna Cavalcanti, que também é diretor pedagógico do CPEX-MT, no competitivo mercado de trabalho, é preciso fazer a diferença. “Muitas empresas já utilizam a pós-graduação com quesito para o preenchimento de uma vaga e onde não é um quesito, sempre é um diferencial. Antigamente, com apenas a graduação o trabalhador estava empregado, hoje não. É preciso continuar estudando e se qualificando para permanecer no mercado”.

Aroldo de Luna Cavalcanti
Aroldo de Luna Cavalcanti

Mas na hora de escolher qual pós-graduação fazer é importante prestar atenção em alguns detalhes e o professor Aroldo nos dá duas dicas:

1 – Verifique se a instituição é reconhecida pelo MEC

Para a pós-graduação ter validade, é necessário que a instituição que oferece o curso seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Muitas faculdades oferecem cursos baratos e/ou sem qualidade, além de ter o registro necessário para a validade da pós-graduação, por isso é importante pesquisar sobre a instituição antes de fazer a matrícula. “É preciso avaliar também qual é grade curricular, e a equipe de professores e suas respectivas titulações, a quantidade de aulas por semana, enfim, como é composta o projeto pedagógico, para escolher algo que vá, de fato, agregar conhecimento.

CPEX
CPEX

2 – Escolha uma pós-graduação na sua área de formação

Na hora de escolher a pós-graduação, procure por cursos que tenham relação com a sua área de formação. “Porque não adianta fazer em uma área que a pessoa não irá atuar, apenas para ter uma certificação. Mas também não é preciso ficar também em apenas uma área do conhecimento. Uma pessoa formada em administração pode fazer um MBA em agronegócio, por exemplo. Essa multidisciplinaridade é fundamental no mercado de trabalho”, explica o professor.

Quem se animou com essas dicas e quer voltar a estudar logo, a CPEX-MT tem várias opções, como os MBAs em Finanças, Controladoria e Auditoria; Gestão Tributária; Gestão em Saúde Pública; além das pós-graduações em Engenharia de Segurança do Trabalho, Docência no Ensino Superior, Psicopedagogia Institucional, entre outros. São cursos com duração mínima de 14 meses e parcelas a partir de R$ 180, ou seja, não tem desculpa para não se atualizar.

CPEX
CPEX

Serviço:

A CPEX-MT – www.cpexmt.com.br – está localizada na avenida Marechal Deodoro, nº 1290, Centro Norte, em Cuiabá. Mais informações pelos telefones (65) 2127-8107, 99981-6308 e 99648-1305 (WhatsApp).