Notícias

Onde consumir cultura em Cuiabá? O Guru da Cidade fez um roteiro

Biblioteca Pública

Por Guru da Cidade

Cuiabá é uma cidade que pulsa no Centro-Oeste brasileiro. Com mais de 600 mil habitantes, a cada mês são abertos novos empreendimentos e o perfil dos moradores tem se transformado, em um cenário bem diferente do que era há uma década. O acesso à cultura também evoluiu, com aumento das opções disponíveis, para agradar às diferentes tribos existentes na capital mato-grossense. Pensando nisso, o Guru da Cidade te dá algumas dicas de onde ir para respirar cultura e sair da rotina.

1 – Sesc Arsenal

Não há como falar em cultura em Cuiabá sem citar o Sesc Arsenal, que abriga festivais de cinema e teatro, misturando tradição e contemporâneo, em um espaço que está sempre aberto para receber os visitantes, sejam eles de outras cidades ou quem é daqui e procura um lugar para explorar. Às terças-feiras e quintas tem sessão de cinema noturno e para os pequenos nada melhor que a sessão pipoca aos sábados.

Serviço:

Rua 13 de Junho, S/N, Centro Sul, Cuiabá. Telefone: (65) 3611-0550.

sesc arsenal
sesc arsenal

2 – Museu da Imagem e do Som

Reaberto nesse mês, esse Museu tem mais do que simples exposições, ele conta a história da cultura de Mato Grosso através das lentes (fotográficas e cinematográficas) e da cultura. O espaço tem o acervo com mais de 25 mil fotos de Lázaro Papazian (todas digitalizadas), memórias musicais do artista e compositor cuiabano Ignácio Constantino de Siqueira, mais conhecido como Mestre Ignácio, uma mostra permanente com a história da radiodifusão (que tem desde projetores do antigo Cine Teatro até discos de vinil).

Serviço:

Rua Voluntários da Pátria, 79, Centro, Cuiabá. Telefone: (65) 3617-1288.

Museu da Imagem e do Som
Museu da Imagem e do Som

3 – Cineclube Coxiponés

Menos conhecido pelo grande público, o Cineclube Coxiponés é uma opção para assistir filmes de produtores independentes, inclusive de Mato Grosso. Além de realizar anualmente uma mostra de cinema universitário, essa alternativa realiza várias programações no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que fica juntinho com o Museu de Arte e Cultura Popular da instituição. Uma dobradinha interessante.

Serviço:

Avenida Edgar Vieira, S/N, Boa Esperança, Cuiabá.

Cineclube Coxiponés
Cineclube Coxiponés

4 – Cine Teatro Cuiabá

Inaugurado em 1942, o Cine Teatro Cuiabá é o símbolo da cultura na capital mato-grossense. Criado para abrigar manifestações artísticas e exibições de filmes, tem em seu currículo a recepção de artistas de renome nacional e internacional, como Los Panchos, nos anos de 1950. Tombado como Patrimônio Histórico em 1984, o Cine Teatro é um polo de cultura e tem em sua programação diferentes tipos de atrações, das mais convencionais às extremamente alternativas e, na maioria das vezes, os ingressos tem um valor bem acessível.

Serviço:

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro, Cuiabá. Telefone: (65) 2129-3848.

cine-teatro
cine-teatro

5 – Centro Cultural Casa Cuiabana

Esse espaço alternativo para a realização de cursos, oficinais, palestras, shows e outros eventos culturais, é, como o nome diz, uma típica casa cuiabana. Declarada como Patrimônio Histórico em 1983, o prédio foi construído no século 18 e sempre recebe exposições e atividades para um público mais segmentado, como fãs de discos de vinil ou do heavy metal.

Serviço:

Rua General Vale, 181, Bandeirantes, Cuiabá. Mais informações pelo telefone (65) 3624-2064.

casa cuiabana
casa cuiabana

6 – Biblioteca Pública Estevão de Mendonça

Se você quiser respirar a cultura de um povo, vá à uma biblioteca centenária. Assim como nos grandes centros existem bibliotecas invejáveis, temos aqui, desde 1912 a Biblioteca Pública Estevão de Mendonça (que na época da inauguração se escrevia Bibliotheca). A maior biblioteca do estado tem mais 100 mil volumes em diversas áreas do conhecimento, está instalada no Palácio da Instrução há 62 anos e é a guardiã da memória de Mato Grosso, por isso vale a pena fazer uma pequena visita.

Serviço:

Rua Antônio Maria Coelho, 251, Centro, Cuiabá. Telefone: (65) 3613-9235.

Biblioteca Pública
Biblioteca Pública